Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Trinta Tons de Azul revisita três décadas de arte em porcelana no Mepe

Curso iniciado há 30 anos é um marco na história do Museu do Estado de Pernambuco

O Museu do Estado de Pernambuco (Mepe) e a Sociedade dos Amigos do Museu, apresentam a exposição Trinta Tons de Azul, em celebração aos 30 anos do curso de pintura em porcelana, sob a orientação da professora Marisa Varella. Com inauguração no dia 19 de novembro, a exposição fica aberta ao público de 20 a 24 de novembro.

Todos os anos, o Mepe e a Sampe oferecem aos alunos do curso um espaço para expor suas criações. Em 2024 o tema escolhido, Trinta Tons de Azul, faz alusão à primeira cor utilizada na arte da porcelana. Esta tradição secular, que remonta às origens da porcelana oriental, encontra novas formas de expressão nas mãos habilidosas dos alunos, que reinterpretam técnicas clássicas com uma perspectiva contemporânea.

O curso, iniciado há três décadas, é um marco na história do Mepe e sua relevância vai além da técnica. Ao longo dos anos as turmas de pintura em porcelana têm promovido a preservação desse legado artístico mantendo viva a tradição e fomentando a criatividade dos participantes.

A escolha do azul como tema é carregada de simbolismo. Além de ser a primeira cor a adornar a porcelana, evoca serenidade, profundidade e ao mesmo tempo representa um universo vasto de possibilidades. Cada obra exposta traduz a dedicação, a paciência e o esmero dos alunos que, sob a tutela de Marisa Varella, têm cultivado um olhar artístico singular e uma habilidade técnica refinada.

Marisa, que está à frente do curso desde sua criação, é uma figura essencial no cenário artístico de Pernambuco. Ao longo de mais de 30 anos sua paixão pela arte e seu compromisso com o ensino têm sido fundamentais para a formação de novas gerações de artistas. Aos 83 anos de idade, Marisa segue inspirando e compartilhando seu conhecimento com entusiasmo e maestria, sempre fiel a seu amor pela porcelana.

A exposição Trinta Tons de Azul é um convite para explorar a beleza e a complexidade dessa forma de arte ao mesmo tempo que celebra a trajetória de sucesso do curso e o legado inspirado por Marisa Varella no Museu do Estado de Pernambuco.

Fazem parte do curso 14 participantes: Ada Magalhães, Alzi Amorim, Arlete Pedrosa, Celina Aguiar, Clara Gaia, Daise Barreto, Geruza Araújo, Goretti Magalhães, Iranilde Brissant, Karina Lisboa, Maisa Duarte, Marise B. Rêgo, Patricia Arruda.

Os admiradores dessa arte milenar estão convidados a visitar a exposição e ter a oportunidade de levar consigo um pouco desses trinta tons dessa arte.

< voltar para Espaços culturais