Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter
Cultura.PE

Vidas Musicais é o tema da próxima edição do Quintal do Bandeira, no Espaço Pasárgada

Acontece nesta quinta-feira (25), às 19h, mais uma edição do Quintal do Bandeira, série de encontros virtuais organizados pelo Espaço Pasárgada, equipamento cultural gerenciado pela Secult-PE/Fundarpe. Vidas Musicais é o nome do tema da live que reunirá duas gerações para um debate em família. No encontro estarão presentes o icônico maestro, compositor, arranjador, pianista e regente Clovis Pereira, ao lado do seu filho, também violinista e Spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira, Clovis Pereira Filho. Para mediar o bate-papo, está escalado Sérgio Deslandes, pesquisador, músico e Doutor em regência (UFBA). A apresentação fica por conta de Marília Mendes, gestora do Espaço Pasárgada. A transmissão acontece no canal youtube.com/SecultPE. O acesso é gratuito.

“Estamos entusiasmados com este encontro em família, uma família artística, espiritual e luminosa. Vamos receber artistas maravilhosos que muito tem a nos ensinar e a expectativa é de um debate riquíssimo enaltecendo a cultura e a colocando em local de destaque. O professor Sérgio Deslandes vai mediar esse bate-papo que promete muito conteúdo.” Comentou Marília Mendes, gestora do Espaço Pasárgada.

O projeto QUINTAL DO BANDEIRA é um conjunto de encontros virtuais que são realizados, a princípio, de julho a dezembro de 2021, sempre últimas quintas-feiras de cada mês, com pessoas convidadas pelo Espaço Pasárgada, com objetivo de colocar os diálogos a respeito da cultura no centro das atenções. Os encontros abordarão assuntos referentes à cultura de um modo geral, nas linguagens com as quais a Casa de Manuel Bandeira vem se relacionando ao logo dos anos: literatura; poesia; teatro; cinema; patrimônio; museologia, etc.

CONVIDADOS:

Clóvis Pereira dos Santos é maestro, compositor, arranjador, pianista e regente brasileiro. É compositor de frevos, caboclinhos e maracatus, além de obras para coro e orquestra e de peças para orquestra sinfônica. Em 1950 ingressou no Conservatório Pernambucano de Música. Estudou também na Escola de Belas Artes da UFPE. Em 1964, entrou para a Orquestra Sinfônica do Recife. No mesmo ano, foi convidado para atuar como professor de Teoria Musical e Harmonia nas Universidades Federais do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Viajou aos Estados Unidos, em 1974, como regente do Coral Universitário da Paraíba, Formou-se pela Berklee College of Music (Boston) em Harmonia Moderna e Orquestração. Representou o Brasil com o Coral Universitário da Paraíba, no Fourth International Choir Festival, em 1974, nos Estados Unidos, apresentando-se no Lincoln Center, em Nova York, e no Kennedy Center, em Washington. Em 1970, participou ativamente da criação do Movimento Armorial. A convite de Ariano Suassuna, compôs as primeiras obras representativas do movimento. Em 1980, transferiu-se da Universidade Federal da Paraíba, para a de Pernambuco, a fim de lecionar nos cursos superiores de graduação em música. Assumiu, em 1983, o cargo de Diretor-Superintendente do Conservatório Pernambucano de Música, onde permaneceu por quatro anos. Participou do Music School Administrators, a convite do governo dos Estados Unidos. Em 2000, sob sua regência, a Orquestra Sinfônica do Recife executou seu poema sinfônico Terra Brasilis, composto em homenagem aos 500 anos do descobrimento do Brasil. Clóvis Pereira completará 90 anos em 2022.

Clóvis Pereira- Maestro, compositor, arranjador, pianista e regente brasileiro

Clóvis Pereira- Maestro, compositor, arranjador, pianista e regente brasileiro

Clovis Pereira Filho, violinista, recifense, 55 anos. Graduado na Universidade de Frankfurt e mestre pela Universidade de Duesseldorf, ambas na Alemanha. Trabalhou por 10 anos como Spalla na Orquestra de Copenhague, e atualmente ocupa o cargo de Spalla na Orquestra Sinfônica Brasileira. É  fundador do Quinteto Pernambucano, grupo focado em trabalhos armoriais. Leciona no projeto “Ação Social pela Música do Brasil”, no qual também é maestro titular da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro.

Clóvis Pereira Filho é violinista, Spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira e maestro da Orquestra Sinfônica Jovem-RJ

Clóvis Pereira Filho é violinista, Spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira e maestro da Orquestra Sinfônica Jovem-RJ

Sérgio Deslandes é pesquisador e músico, possui vários livros editados no sul do Brasil, e em 2019 recebeu a Menção Honrosa do Prêmio Amaro Quintas – história de Pernambuco da Academia Pernambucana de Letras, por seu livro “Ópera no Recife – Vozes, bastidores e Espectadores”, escrito em parceria com Karuna Sindhu de Paula e Felipe Souza. Em 2008 concluiu seu Mestrado em Composição Musical na UFBA e em 2015 o Doutorado em Regência, na mesma instituição. Atualmente é professor na UFPE. Tem atuado regularmente em atividades artísticas no Estado de Pernambuco com o Tapioca de Shark – Trio de Violões – grupo independente que tem movimentado a cena violonística de Recife promovendo o Encontro Nordestino de Violonistas. Em abril de 2013 ganhou o título de Comendador da Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes pela Sociedade Brasileira de Artes Cultura, e Ensino de Campinas (SP). Sua produção artística e científica pode ser vista, ouvida e baixada no site: http://sergiodeslandes.art/

Sérgio Deslandes: Pesquisador, músico, Doutor em Regência (UFBA) Professor da UFPE, mediará o bate-papo nesta quinta (25)

Sérgio Deslandes: Pesquisador, músico, Doutor em Regência (UFBA) Professor da UFPE, mediará o bate-papo nesta quinta (25)

Serviço:
Quintal do Bandeira – Vidas Musicais
Quando: 25 de novembro de 2021 (quinta-feira), às 19h
Transmissão pelo canal da Secult-PE/Fundarpe no YouTube: youtube.com/SecultPE

< voltar para Espaços culturais