Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Festival de Cinema de Triunfo abre 16ª edição no Theatro Cinema Guarany

Cerimônia de abertura, realizada neste domingo (14), marca início da programação com ações formativas, homenagens e destaque para a requalificação do equipamento cultural

Fotos de Juana Carvalho - Secult-PE (5)
Foto: Juana Carvalho/Secult-PE

O Theatro Cinema Guarany, equipamento cultural restaurado e adaptado com acessibilidade, foi palco da abertura do 16º Festival de Cinema de Triunfo, neste domingo (14), numa cerimónia conduzida pela atriz triunfense Bruna Florie e com a apresentação de grupos como os Caretas de Triunfo. Realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), o festival segue até o próximo sábado (20), com mostras de filmes, oficinas, ações educativas e encontros formativos. A noite de abertura encerrou com uma sessão do  filme Último Azul, de Gabriel Mascaro, recentemente premiado com o Urso de Prata no Festival de Berlim.

A secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, ressaltou a importância do Festival de Cinema de Triunfo como espaço de formação, difusão e valorização do audiovisual, além de reforçar o compromisso do Governo do Estado com a preservação dos equipamentos culturais.

“O audiovisual pernambucano vive um grande momento, fruto de políticas estruturantes como o Funcultura e de ações recentes como a Lei Paulo Gustavo. E o  Festival de Cinema de Triunfo é uma política pública que transforma vidas. Esse é o nosso maior legado: fortalecer identidades, estimular a criação e garantir que a cultura siga viva e pulsante. Está aberto o 16º Festival de Cinema de Triunfo. Aproveitem”, comentou a secretária de Cultura do Estado.

THEATRO CINEMA GUARANY - Durante a cerimônia de abertura, foi destacado o papel histórico e simbólico do Theatro Cinema Guarany, construído em 1922 e tombado como patrimônio cultural de Pernambuco. O equipamento é sede permanente do Festival de Cinema de Triunfo e referência para a difusão do audiovisual no Sertão.

A abertura também marcou a apresentação das ações de requalificação do Theatro Cinema Guarany iniciadas, em 2024, pelo Governo de Pernambuco. As intervenções incluíram a modernização dos sistemas de projeção e sonorização, adequações de acessibilidade, implantação de equipamentos de prevenção e combate a incêndio, além da melhoria das condições de conforto e segurança para o público.

Fotos de Juana Carvalho - Secult-PE (6)
Foto: Juana Carvalho/Secult-PE

“É motivo de grande satisfação ver o Guarany hoje bem cuidado, bem gerido e plenamente acessível, resultado de um trabalho conjunto e de uma sensibilidade institucional com o patrimônio cultural de Triunfo. O Festival de Cinema de Triunfo é uma conquista da cidade e um símbolo da nossa identidade cultural”, celebrou André Vasconcelos, secretário de Turismo, Cultura, Desenvolvimento e Eventos de Triunfo.

O Sesc Triunfo também integra a rede de parceiros do festival, colaborando com ações culturais e formativas que fortalecem a programação e ampliam o acesso do público às atividades. “Participamos da programação do festival por meio da Mostra dos 25 anos, além de oficinas, fortalecendo nossa prática de criação popular. Que o público aproveite não só o cinema, mas também a cidade, seus museus e pontos turísticos”, destacou Lisandra Ferreira, gerente do Sesc Triunfo.

FORMAÇÃO NO FESTIVAL - A abertura incluiu homenagem aos estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio Alfredo de Carvalho, que participaram de oficina de captação e edição de filmes com celular. e receberam certificados e o Troféu Realizadores do Futuro, em reconhecimento ao curta-metragem produzido como resultado da atividade formativa realizada pelos ministradores Simon Films e Eduardo Cunha: Natalia do Espírito Santo, obra desenvolvida a partir de uma lenda urbana da região de Triunfo, que dialoga com a memória, o imaginário local e a tradição oral do município.

O Festival de Cinema de Triunfo chega à sua 16ª edição consolidado como um dos principais eventos audiovisuais do interior de Pernambuco, promovendo o encontro entre realizadores, estudantes, público e profissionais do setor, além de fortalecer o cinema como linguagem artística, educativa e ferramenta de transformação social. Para mais informações, acesse a página no Instagram @festivaldecinemadetriunfo.

Fotos de Juana Carvalho - Secult-PE (1)
Foto: Juana Carvalho/Secult-PE

OFICINAS - As atividades formativas do festival reúnem, entre 16 e 19 de dezembro, uma programação diversa que inclui o workshop “Territórios de afetos”, conduzido por Rafael Nascimento, que propõe uma imersão criativa em narrativas negras e LGBTQIAP+ no Sertão; oficinas de elaboração de projetos e portfólios culturais nos quilombos Águas Claras e Santa Rosa, com Sandra Silva e Iyadirê Zidanes, voltadas ao fortalecimento das identidades quilombolas; a masterclass de Feane Monteiro sobre o novo cinema indígena e o autoagenciamento dos povos originários; um roteiro cultural com estudantes das escolas municipais guiado pela museóloga Rosélia Adriana; e a oficina do Coletivo #CineRuaPE, com Priscila Urpia e Bruna Tavares, dedicada às estratégias de retomada dos cinemas de rua e sua importância como espaços culturais ativos.

CINEMA NA PRAÇA - A sessão Cinemas de Brincar, que acontece na Praça do Avião nos dias 17, 18 e 19 de dezembro, a partir das 19h, apresenta uma seleção de filmes voltados à infância e à imaginação, reunindo obras de realizadoras, coletivos, escolas e comunidades indígenas e quilombolas. A programação de quarta-feira destaca ficções que tratam de experiências negras, indígenas e rurais; na quinta, entram em foco produções comunitárias feitas em oficinas e processos coletivos, com crianças narrando e recriando seus territórios; e, na sexta, os filmes exploram a imaginação como prática contínua, por meio do desenho, da brincadeira e do pertencimento. A curadoria propõe um cinema acessível e plural, atento às múltiplas formas de criar e existir.

< voltar para Fest Cine de Triunfo