Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Quinto dia do Festival de Cinema de Triunfo reforça temáticas como formação, infância e imaginação

Ações formativas descentralizadas e sessões infantojuvenis marcaram a programação desta quinta-feira, 18

Foto - Juana Carvalho - Secult PE (1)
Foto: Juana Carvalho/Secult-PE

Em seu quinto dia, o 16º Festival de Cinema de Triunfo manteve o compromisso com a formação cultural, a descentralização das ações e o diálogo com novos públicos. Nesta quinta-feira (18), o histórico Theatro Cinema Guarany foi palco de sessões dedicadas ao público infantojuvenil, além de atividades formativas realizadas em diferentes territórios, com encerramento da programação às 20h, com a exibição do longa-metragem Jamary, dirigido por Begê Muniz.

FORMAÇÃO - No eixo de formação, o festival deu continuidade, nesta quinta-feira, à iniciativa inédita de descentralização, com a realização de oficinas no quilombo Santa Rosa, em parceria com a Gerência de Educação e Direitos Humanos (GEDH/Secult-PE). Ministradas por Sandra Silva e Iyadirê Zidanes, as atividades tiveram como foco o fortalecimento das identidades quilombolas, o estímulo à autonomia criativa e a ampliação do acesso a ferramentas para a elaboração de projetos culturais.

“Uma das prioridades do Governo do Estado é a formação. Por isso, chegamos ao Festival de Triunfo com ações voltadas à elaboração de projetos e portfólios, especialmente em um território descentralizado como o Quilombo Santa Rosa. A proposta é orientar esses fazedores de cultura sobre como aprimorar suas entregas, trazendo informações e pontos fundamentais sobre como acessar os recursos públicos. Desburocratizar o acesso é essencial, assim como garantir que a política cultural chegue a lugares onde ela historicamente não alcança. Dessa forma, o Governo do Estado reforça seu compromisso com a cultura e a educação dentro do festival”, ressaltou Yasmin Neves, secretária executiva de Cultura de Pernambuco.

Foto - Juana Carvalho - Secult PE (2)
Foto: Juana Carvalho/Secult-PE

MOSTRAS - No período da tarde, o festival apresentou a sessão Fabricando Imaginação do Futuro, dedicada ao público infantojuvenil e voltada à formação de novos espectadores e futuros realizadores. A mostra reuniu os curtas Menina Semente, de Túlio Beat; Lá na Frente, de Márcio Andrade; Queimando por Dentro, de Enock Carvalho e Matheus Farias; Babalu é Carne Forte, de Xulia Doxáguí; e Catarse, de Nicole Carvalho Fukushima e Théo Álan de Sá Bugelli. As obras conduziram as crianças e adolescentes por universos de sonho, reflexão e descoberta, convidando o público a observar o mundo com sensibilidade, coragem e imaginação.

“É sempre incrível voltar a Triunfo. O festival é muito diverso em estéticas e narrativas, e o nosso filme é uma contribuição a partir da nossa maneira de pensar justamente o futuro. Às vezes estamos tão presos aos conflitos do presente, mas também pensamos em como propor outras narrativas de futuro, investindo na infância”, destacou Márcio Andrade, diretor do filme Lá na Frente, antes da exibição dos filmes.

Encerrando a programação do dia, às 20h, foi exibido o longa-metragem Jamary, dirigido por Begê Muniz. A obra utiliza o encantamento indígena e a força da natureza amazônica para abordar temas como infância, pertencimento e preservação do meio ambiente, em uma narrativa sensível voltada à escuta e ao cuidado com os territórios.

Foto - Juana Carvalho - Secult PE (6)
Foto: Juana Carvalho/Secult-PE

PRAÇA - Paralelamente, a sessão Cinemas de Brincar, realizada na Praça do Avião a partir das 19h, apresentou uma curadoria voltada à infância e à imaginação. Na programação desta quinta-feira, ganharam destaque produções comunitárias realizadas em oficinas e processos coletivos, com crianças narrando e recriando seus próprios territórios, em diálogo com realizadoras, coletivos, escolas e comunidades indígenas e quilombolas.

Realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), o Festival de Cinema de Triunfo segue até o sábado (20), com uma programação que inclui mostras de filmes, oficinas, ações educativas e encontros formativos.

Em sua 16ª edição, o festival se consolida como um dos principais eventos audiovisuais do interior de Pernambuco, promovendo o encontro entre realizadores, estudantes, público e profissionais do setor, além de fortalecer o cinema como linguagem artística, educativa e ferramenta de transformação social. Mais informações estão disponíveis no Instagram @festivaldecinemadetriunfo.

< voltar para Fest Cine de Triunfo