Festival Pernambuco Meu País celebrou a cultura popular em encontro com o Boi da Macuca e o Homem da Meia-Noite
O Cortejo Brincantes de Pernambuco, que uniu as duas agremiações em andança pelas ruas de Arcoverde, evidenciou a riqueza do Carnaval pernambucano
Postado em: Carnaval | PE Meu País
Arcoverde, 31 de agosto de 2025 – Este foi mais um dia inesquecível para quem vive intensamente a cultura que floresce em solo pernambucano. Na tarde deste domingo (31), às 16h, dentro da programação do Festival Pernambuco Meu País, o Cortejo Brincantes promoveu o encontro entre as duas agremiações que mais abrilhantam os festejos carnavalescos olindenses: o Boi da Macuca e O Clube Carnavalesco de Alegoria e Crítica O Homem da Meia-Noite, patrimônios culturais de Pernambuco.
O cortejo seguiu pela Praça Virgínia Guerra, no coração de Arcoverde, e culminou em grande festa no Centro de Gastronomia e Artesanato Municipal de Arcoverde, exaltando o legado, a irreverência e o espírito de brincadeira que há décadas encantam tantos foliões no Estado.
“Hoje foi um dia histórico para a gente. Juntar essas duas agremiações de frevo [Boi da Macuca e Homem da Meia-Noite] tão emblemáticas em cortejo pela cidade, em um festival como o Pernambuco Meu País enche os nossos corações de alegria. Foi lindo de ver as pessoas dançando e cantando junto conosco. O Boi da Macuca não existiria sem o legado dos nossos mestres, como Lula Calixto, Coco Raízes de Arcoverde e João Silva, compositor de forró e que reinventou a carreira de Luiz Gonzaga nos anos 80”, comemora Rudá Rocha, diretor do Boi da Macuca.
O diretor do Homem da Meia-Noite, Eurivaldo Lima, considera um marco trazer os festejos carnavalescos olindenses para o Sertão. “Para nós, é uma honra vir a essa cidade, representando o que o nosso Carnaval tem de mais especial. Estar no Festival Pernambuco Meu País nos dá a oportunidade de levar esse espírito brincalhão do carnaval por todo o Estado, em qualquer época do ano, elevar a nossa cultura e entrar em contato com várias gerações de foliões”, pontua.
Já Ana Beatriz Gomes, advogada recifense, veio a Arcoverde para curtir a programação do festival e prestigiar mais uma peregrinação da Macuca. “Frequento o bloco há alguns anos e, desde a primeira vez, sempre me encanta as cores, a orquestra, a alegria, a música e o sentimento de pertencimento. Tudo isso me faz querer conhecer a fundo a riqueza da nossa cultura”, comenta.
Toda a programação do Festival Pernambuco Meu País pode ser acompanhada no Instagram oficial do evento, o @festivalpernambucomeupais, e também pelo perfil da Secult-PE/Fundarpe, o @culturape. Próximo ponto de parada do evento será em Caruaru, no Agreste do Estado.
Sobre o Festival Pernambuco Meu País:
O Festival Pernambuco Meu País é uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco, promovida por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Empetur, em parceria com os municípios-sedes participantes. O evento tem como propósito valorizar e difundir a diversidade cultural pernambucana, fortalecendo a economia criativa, estimulando o turismo e promovendo o acesso democrático à arte em suas múltiplas linguagens.

