Forma PE e Fórum Cadeia Produtiva estreiam no Festival Pernambuco Meu País
Postado em: PE Meu País
Ações inéditas da edição 2025 do Festival Pernambuco Meu País, o Forma PE e o Fórum aconteceram neste primeiro dia de festival em Salgueiro, no Centro de Vocação de Tecnológica (CVT), nesta sexta-feira (25), com a oficina Autogestão de Carreira para Artistas Independentes: Caminhos Possíveis, com a produtora cultural Tássia Seabra e o assunto do Fórum de Economia Criativa em Salgueiro deu-se pela intersecção entre Design e Moda, explorando as diversas facetas desse segmento dinâmico, com a participação de renomados profissionais, a exemplo de Thiago Amaral, Nestor Mádenes e Lourdinha (Conceição das Crioulas).
A Oficina Autogestão de Carreira para Artistas Independentes: Caminhos Possíveis tem como objetivo fortalecer a autonomia de artistas que atuam de forma independente, especialmente em contextos periféricos, por meio de estratégias práticas de autogestão. A proposta pedagógica é baseada na educação popular, com linguagem acessível, escuta ativa e valorização da troca de saberes entre os participantes.
“Nessa oficina, trazemos exemplos, dicas, informações e tudo aquilo que precisamos para ter uma carreira independente com estratégias que caibam no nosso bolso e se adequem a nossa realidade”, disse Tássia Seabra. “Falamos sobre construção de imagem, ´desenvolver uma estratégia para as redes sociais, direitos autorais, distribuição, com uma linguagem de fácil compreensão”.
O Fórum Cadeia Produtiva da Cultura: Da Criação ao Mercado é um espaço de diálogo direto, onde temas urgentes são debatidos de forma prática: Como transformar a criação artística em oportunidade de trabalho e renda? Como fortalecer redes de colaboração e circulação? Quais caminhos para acessar editais, políticas públicas e novos mercados?
Cada edição do fórum é adaptada à realidade cultural local, reunindo mediadores, convidados regionais e especialistas, que compartilham experiências, estratégias e caminhos para quem quer viver de cultura com mais organização, autonomia e sustentabilidade.
Já o “Fórum: Cadeia Produtiva da Cultura: da Criação ao Mercado – Design e Moda” trouxe à tona temas que inspiram atenção para pensar a cadeia criativa e a moda no Estado de Pernambuco. Entre os temas, Thiago Amaral, Nestor Mádenes e Lourdinha refletiram sobre reaproveitamento têxtil, sustentabilidade, as novas possibilidades do mercado, além da relação entre moda, memória e artesanato.
Para Amanda Martins, que atua como agente de sustentabilidade, ter o munícipio de Salgueiro como polo para o Fórum de Economia Criativa, Moda e Design dará oportunidade para que a comunidade Conceição da Crioulas, da qual faz parte, possa exibir um pouco de sua identidade a partir das peças. “Num evento grandioso como o Festival Pernambuco Meu País é importantíssimo que a moda consiga levar às pessoas história, identidade e inovação.Por meio deste desfile, queremos contar levar ao público o legado do nosso povo”, destaca.