Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

País da Cultura Alimentar abre Festival PE Meu País em Arcoverde com muita tradição e conhecimento

A intervenção gastronômica dedicada ao Bolo de Noiva aconteceu, nesta sexta-feira (23), no Centro de Gastronomia e Artesanato da cidade

Foto: Silla Cadengue/Secult-PE/Fundarpe

Foto: Silla Cadengue/Secult-PE/Fundarpe

País da Cultura Alimentar Bolo de noiva

O País da Cultura Alimentar abriu as atividades do Festival Pernambuco Meu País, em Arcoverde, Sertão do estado, nesta sexta-feira (23). O evento, organizado pelo Governo do Estado através da Secretaria de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), no Centro de Gastronomia e Artesanato, trouxe à cidade uma intervenção gastronômica dedicada ao Bolo de Noiva, reconhecido recentemente como Patrimônio de Pernambuco.

O professor de gastronomia, Rodrigo Rossetti conduziu uma oficina especial, onde apresentou técnicas tradicionais e segredos da receita do Bolo de Noiva, que é um símbolo da culinária pernambucana. Durante a oficina, Rossetti destacou a importância da preservação das tradições culinárias e a transmissão desses conhecimentos para as novas gerações.”Diferente do Bolo de Rolo, que precisa obrigatoriamente ter goiabada, o Bolo de Noiva pode ser feito de várias maneiras, seja com cacau, com refrigerante, ou sem nenhum desses ingredientes, todas as opções são válidas”, explicou.

Com papel e caneta na mão, o público presente teve a oportunidade de participar ativamente, acompanhando as diferentes etapas do preparo e degustando o resultado final do bolo. A confeiteira Maria do Socorro, residente na cidade, compartilhou que aprendeu bastante durante a oficina. “Faço esse bolo desde quando era moça e foi maravilhoso saber que existem outros ingredientes para fazer o bolo. Não precisa de refrigerante para ficar gostoso, amei. Além disso, o professor transmitiu muito bem os seus conhecimentos”, comentou.

“O Festival Pernambuco meu País é muito especial, ele promove o acesso à cultura em várias regiões do estado. Abriu espaço para a gastronomia e várias outras linguagens, eu fico muito feliz”, afirmou Rodrigo Rossetti.

 

< voltar para PE Meu País