Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

País das Brincadeiras demonstra a pluralidade das artes para as crianças no Pernambuco Meu País

Neste sábado, o País das Brincadeiras do Festival Pernambuco Meu País em Serra Negra, distrito de Bezerros, reuniu apresentações de dança, circo e cênicas na nossa já tradicional lona cultural. Se apresentaram o espetáculo “A Caixa Mágica”, a peça infantil “Os Três Porquinhos” e o espetáculo “Show da Percha”.

“A Caixa Mágica” é um espetáculo teatral que combina elementos de dança, música e teatro, explorando o folclore brasileiro e a cultura nordestina. O espetáculo é conhecido por sua atmosfera lúdica e por envolver o público de todas as idades, com foco em ensinamentos e apresentações de danças típicas da região.

Já o “Show da Percha” é um espetáculo circense da companhia Circo do Asfalto, que destaca a tradicional técnica da percha de equilíbrio, onde um mastro é sustentado por um acrobata enquanto outro executa acrobacias no topo. Além da percha, a palhaça Francisquinha também trouxe suas artes pra lona.

“Foi uma celebração da dança, do circo e das artes cênicas com representantes dessas três linguagens, sempre pensando nas crianças e em trazer com a ludicidade das artes, assuntos mais sérios e importantes”, disse André Ramos, assessor da linguagem de Artes Circenses da Secretaria da Cultura de Pernambuco.

Já “Os Três Porquinhos” apresenta a história clássica, mas com um toque especial. Os três porquinhos, após saírem da casa da mãe, constroem suas próprias casas: uma de palha, outra de madeira e a última de tijolos. O Lobo Mau tenta derrubar as duas primeiras, mas a casa de tijolos, construída com esforço resiste.

Todas as produções do País das Brincadeiras de hoje, além de entreterem, abordam temas como a importância do diálogo, da união e da parceria para enfrentar os problemas. São as artes e a ludicidade como instrumento de educação das crianças.

< voltar para PE Meu País