PEMP 2025: País das Brincadeiras abre programação do festival em Serra Negra com espetáculos para toda a família
Nesta sexta-feira (8), o polo desembarcou no terceiro município-sede desta edição com apresentações que reuniram música, dança, teatro e cultura popular
Postado em: Espaços culturais | Fundarpe | PE Meu País | Pernambuco Nação Cultural | Secretaria de Cultura
Na tarde desta sexta-feira (8), em Serra Negra, distrito de Bezerros, o País das Brincadeiras abriu a programação do Festival Pernambuco Meu País 2025. O polo desembarcou no terceiro município-sede desta edição com apresentações que reuniram música, dança, teatro e cultura popular sob uma lona circense, criando um ambiente lúdico e envolvente para toda a família.
“A gente chega muito feliz com a recepção do País das Brincadeiras nas cidades que já passamos e com a mesma emoção ao desembarcarmos aqui, em Serra Negra, em Bezerros. Nossa expectativa é que a população daqui venha acompanhar a nossa programação, que foi pensada com muito carinho e abraçando diversas linguagens. Muita coisa boa está por vir, então, podem chegar, que a gente está esperando para, juntos, deixarmos o polo ainda mais bonito!”, declarou o assessor de Artes Circenses da Secult-PE, André Ramos.
Para iniciar as apresentações, às 14h, após se apresentar em Salgueiro, o Mestre Calú – Patrimônio Vivo de Pernambuco, mamulengueiro e natural de Vicência, retornou à programação com o “Presépio Mamulengo Flor de Jasmim”, espetáculo que reúne teatralidade, trilha sonora ao vivo, contação de histórias e humor, encantando espectadores de todas as faixas etárias.
Em seguida, foi a vez da Cia PÉ-Nambuco de Dança, grupo popular e de matriz africana, sediado no Ibura, zona periférica do Recife. Apresentando o espetáculo “Catirinadas”, os artistas levaram a comédia popular ao centro, mesclando ritmos e personagens da cultura nordestina, como as inspirações principais, Mateus e Catirina. Com pausas para interações diretas com o público, gargalhadas foram uma constante na apresentação.

Após se apresentar em Salgueiro, o Mestre Calú – Patrimônio Vivo de Pernambuco, mamulengueiro e natural de Vicência, retornou à programação com o “Presépio Mamulengo Flor de Jasmim”, espetáculo que reúne teatralidade, trilha sonora ao vivo, contação de histórias e humor
Fechando o primeiro dia de programação do polo, o público assistiu “Mulambo Mambembe”. O espetáculo, que combina elementos circenses, poesia e brincadeiras, com foco na arte de rua, trouxe os espectadores como parte integrante da apresentação, encantando e arrancando boas risadas.
Neste sábado (9) e domingo (10), o País das Brincadeiras segue com programação na cidade, sempre iniciando às 14h. “A Caixa Mágica”, “Show da Percha”, “Piruá de Circo” e “Atrapalhaços” estão entre as montagens que integram a grade. Toda a programação está disponível no Instagram oficial do festival, o @festivalpernambucomeupais, e no @culturape.
 
		 
	
				
