 
						Serra Negra vibra com cultura popular e música autoral no Festival Pernambuco Meu País
Maracatu, pífano, afoxé, coco, reisado, forró e mais ritmos tomaram conta do País das Culturas Populares e do País da Música no sábado (9) e domingo (10), ao lado da Igreja São Francisco Xavier, em Bezerros
Postado em: PE Meu País
O distrito de Serra Negra, em Bezerros, viveu um fim de semana de celebração intensa à diversidade cultural de Pernambuco com o Festival Pernambuco Meu País. No último sábado (9) e no domingo (10), os polos País das Culturas Populares, com apresentações iniciadas às 15h, e País da Música, a partir das 18h, reuniram tradição e contemporaneidade em uma série de shows que ocuparam o entorno da Igreja São Francisco Xavier, próximo ao pórtico luminoso, ponto central do distrito.
Só neste domingo foram três apresentações no palco Culturas Populares e quatro no País da Música. De tarde, reisado, coco e afoxé ditaram o ritmo com o Reisado Imperial, Coco de Zé Teté e o Afoxé Babá Orixalá Funfun.
O Clube Carnavalesco Misto Reisado Imperial, fundado como troça, no dia 11 de janeiro de 1951, passando para categoria de clube no ano de 1993. Inicialmente, o presidente da agremiação iniciou as atividades como folclore, entre eles: Reisado, Marujada, Ciranda, Pastoril e Coco de Roda, com a colaboração de quinze pessoas.
O Reisado Imperial é uma referência na promoção das tradições carnavalescas da cidade, celebrando a rica cultura popular de Pernambuco. Já o Afoxé Babá Orixalá Funfun, é oriundo de Olinda, vem do Ilê Axé Oxum Karê, Terreiro de Matriz Africana, Nação Nagô, integra o grupo artístico do Ponto de Cultura Coco de Umbigada, trazendo jovens negros e afrodescendentes com autoestima na matriz africana e na cultura popular, Babá Orixalá Funfun significa Pai Orixalá Funfun, o termo funfun quer dizer, orixás ligados à criação do mundo e que vestem branco.
“Foi a nossa segunda vez aqui no Festival Pernambuco Meu País, fazendo esse show maravilhoso e trazendo a cultura negra, a cultura de terreiro, tão diversa, trazendo alegria e muito axé aqui pra Serra Negra”, disse Pablo Orixalá, babalorixá e cantor do afoxé.
Encerrando o Culturas Populares, o mestre Zé de Teté trouxe seu coco pisado para sambar em Serra Negra. Narrando o cotidiano de sua gente e seu lugar, embalando num ritmo de genuína tradição de brasilidade, com o coco de roda. A música de Zé de Teté reforça as tradições ancestrais de qualquer indivíduo pernambucano comprometido com suas origens e formação cultural.
No palco do País da Música, o protagonismo foi das mulheres. Isadora Melo, Isabela Moraes e Larissa Lisboa encantaram o público com suas vozes, composições e presença. Isadora apresentou o show “Festança”, com versões autorais e releituras de sucessos do pop e do forró, levando o público a cantar junto, dançar e se emocionar. Isabela, com mais de 20 anos de carreira, emocionou com canções sobre o amor, acompanhada de uma formação intimista, com sanfona e guitarra. Encerrando a noite e o festival, Larissa Lisboa mostrou por que é um dos nomes mais promissores da nova cena musical pernambucana, misturando forró e composições autorais com carisma e potência.
“Estou muito feliz, tocando pela primeira vez aqui em Bezerros. É um privilégio tocar minhas músicas aqui em uma cidade que eu não conhecia. Só tenho a agradecer!”, disse a cantora.
Países também agitaram o sábado (9)
No sábado (9), o festival já havia movimentado a cidade com apresentações que mesclaram e reverenciaram diferentes manifestações populares e musicais. A tarde começou com o Maracatu de Baque Solto Cambinda Brasileira, grupo centenário de Nazaré da Mata, que levou para Serra Negra toda a força da sua batida e do colorido de seus personagens. O som ancestral ecoou com a força de um legado cultural que atravessa gerações.
“Ações como o Pernambuco Meu País mostram que a nossa cultura está sendo mais valorizada, integrando a programação de um evento que vem para enriquecer a nossa história e trazer as culturas de diversas localidades, como a nossa, a da Zona da Mata, para outros lugares. Aqui, tivemos a oportunidade de brincar, de trazer crianças, jovens e adultos – que ainda não conheciam Serra Negra e, agora, conhecem e assistem outras manifestações -, para se apresentarem”, comentou o porta-estandarte Josivaldo, mais conhecido pelo grupo como “Picolé”.
Em seguida, a Banda de Pífanos Zabumba do Mestre Chimba, do Cabo de Santo Agostinho, subiu ao palco para apresentar sua mistura de coco de roda, zabumba e o som único do pífano. A apresentação teve ainda a participação especial de um trio de bacamarteiros, promovendo um encontro entre diferentes expressões populares. O momento mais emocionante veio com a execução do Hino de Pernambuco nos pífanos, encerrando a apresentação sob aplausos.
Fechando o País das Culturas Populares no sábado, o Afoxé Oxum Pandá encantou o público com uma apresentação de forte beleza cênica e espiritual. Fundado em 1995 nas ladeiras de Olinda e hoje radicado em Recife, o grupo trouxe o ritmo do Ijexá e reverenciou Oxum, orixá da fertilidade e do amor, com bailarinos vestidos de branco e dourado em uma performance carregada de axé.
À noite, no País da Música, Nika Macedo abriu os trabalhos com um forró pé de serra enérgico, misturando violão, triângulo e zabumba com uma levada envolvente. Em seguida, Gabi da Pele Preta e Revoredo emocionaram com o espetáculo “Encruzilhada Agreste”, um encontro poético e musical que homenageia o Agreste e suas raízes culturais, com canções autorais e releituras marcadas por resistência e identidade.
Fechando a noite de sábado, o cantor, compositor e instrumentista Luciano Magno trouxe um show que transita por diversos gêneros musicais. Em sua apresentação, homenageou grandes nomes da música pernambucana e destacou a pluralidade sonora que caracteriza sua carreira.
 
		 
	
				 
                                         
                                         
                                         
                                         
                                         
                                         
                                         
                                         
                                         
                                         
                                         
                                         
                                         
                                         
                                         
                                         
                                         
                                         
                                        