Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Trupe Pernambuco Meu País instaura o clima de magia em Arcoverde

Evento acontece até o domingo (31/08) na cidade sertaneja e depois segue para Caruaru

Foto: Juana Carvalho/Secult-PE/Fundarpe

Foto: Juana Carvalho/Secult-PE/Fundarpe

Trupe Pernambuco Meu País

Instaurando o clima lúdico que é fio condutor do Festival Pernambuco Meu País em cada cantinho do Estado por onde passa, um grupo de artistas do circo, da dança, da música, da poesia e do teatro ocupou as ruas da cidade de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, anunciando ao público em alto e bom som: “Amanhã tem festa, mas hoje já tem magia!”. O espetáculo da Trupe Pernambuco Meu País teve início na Praça da Bandeira, no centro do município conhecido por ser a “Terra do Coco”, findando na Estação da Cultura. Um dia antes do início da programação oficial, o cortejo arrastou dezenas de pessoas nesta quinta-feira (28/08), convidando o público a vivenciar toda a magia que tomará conta de Arcoverde até o domingo (31/08), com ações culturais em dezenas de polos descentralizados durante o dia e com shows de peso no palco Pernambuco Meu País adentrando a madrugada.

“Nossa companhia, com sua performance inaugural, estabelece a atmosfera festiva em cada cidade que recebe o festival. Já percorremos cinco cidades e agora estamos na sexta, aqui em Arcoverde, que homenageia a Mestra Severina Lopes. Com grande entusiasmo, celebramos e anunciamos a chegada do Pernambuco Meu País. A programação oficial será iniciada amanhã, mas sempre nas quintas-feiras a Trupe Pernambuco Meu País apresenta um espetáculo que celebra as nossas raízes e a diversidade cultural. E esta edição da trupe acontece com a honrosa participação da nossa homenageada do festival este ano”, coordenador das Ações Culturais da Fundarpe e diretor e curador da Trupe Pernambuco Meu País, Ary Valença.

Foto: Juana Carvalho/Secult-PE/Fundarpe

Foto: Juana Carvalho/Secult-PE/Fundarpe

Mestra Severina Lopes

A mestra Severina Lopes, 90 anos, que é uma das homenageadas do festival em 2025 ao lado de Manoel Eudócio e Mestre Salustiano, participou do cortejo da Trupe Pernambuco Meu País abrindo alas para o evento em sua cidade natal. A “família Lopes” é responsável por fundar a linguagem do coco de roda em Arcoverde, quando em 1916 os pais da mestra Severina Lopes trouxeram a tradição de um quilombo no município de Correntes para o município sertanejo. Desde então, Severina Lopes vem cultivando esses saberes ancestrais por meio das vestimentas e da forma de se cantar o coco de roda, consagrando toda a identidade visual da expressão cultural. Ela também é a fundadora do consolidado grupo Coco Raízes de Arcoverde, além de há 25 anos acompanhar o Samba de Coco das Irmãs Lopes.

“Para mim é de grande significado, especialmente com a minha idade, 90 anos, receber esta homenagem. Embora não seja a primeira, tenho recebido diversas honrarias. Agradeço a Deus primeiramente e, em seguida, a todas as pessoas que me admiram e reconhecem o trabalho do Coco das Irmãs Lopes, fundado aqui em Arcoverde há 25 anos, que nos alegra. Este grupo nos diverte e realiza diversas atividades. Estou feliz, sim. Mas confesso que a emoção é grande. Estou comovida, mas busco vivenciar este momento com a alegria que Deus me proporciona, não é verdade?”, expressou a Mestra Severina Lopes.

Sobre o Festival Pernambuco Meu País
O Festival Pernambuco Meu País é uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco, promovida por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), da Fundarpe e da Empetur, em parceria com os municípios-sedes participantes. O evento tem como propósito valorizar e difundir a diversidade cultural pernambucana, fortalecendo a economia criativa, estimulando o turismo e promovendo o acesso democrático à arte em suas múltiplas linguagens.

 

< voltar para PE Meu País