Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

A noite em Garanhuns foi toda dos “mano”

Costa Neto/Secult-PE

por Leonardo Vila Nova

Catarse total e absoluta! Garanhuns parou para receber uma das atrações mais aguardadas do FIG. Os Racionais MC’s reuniram, na Praça Mestre Dominguinhos, um público que tinha todas as letras na ponta da língua, inclusive, as músicas do novo álbum da banda, Cores e valores, lançado em dezembro do ano passado. Ritmo e poesia, crítica social e muita instigação… era plena segunda (20)… eram 40 mil pessoas… e a voz da periferia ganhava todos os holofotes, dando o seu recado de forma contundente.

Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay subiram ao palco acompanhados de boa parte do grupo RZO e de outros parceiros de rap. Abriram o show com Mil faces de um homem leal e, na sequência, Mente de um vilão, dois singles independentes, que saíram antes do novo disco. E a resposta do público era de total intimidade com as músicas. Mãos pra cima e o grito, em forma de rima, de quem sente na força das palavras o poder da revolução. E o show era uma crescente, quando, em seguida, eles começaram a fazer um apanhado dos clássicos do repertório da banda, que levanta a bandeira do rap há 26 anos. Negro drama, Jesus chorou, Vida Louca Parte II e Homem na Estrada foram pontos altos dessa sequência.

Costa Neto/Secult-PE

Maior expoente do rap nacional, os Racionais MC’s sabem como comandar uma plateia. Hipnóticos, quase messiânicos, eles têm uma presença de palco e um domínio de público que impressionam qualquer um. Já na segunda metade do show, eles fizeram praticamente todo o novo disco, Cores e valores. E o coro garanhuense que os acompanhava continuou firme e forte. Para Mano Brown “A ideia é globalizar a favela. A favela de São Paulo e a favela de Pernambuco falam uma língua só. E esse é o maior movimento que pode existir daqui pra frente. A favela globalizada, protestando, analisando, entendendo mais, sem ser teleguiado por ninguém, sem ser manipulado por ninguém. Seu líder é você!“, disse Mano Brown, durante o show, no que foi ouvido atentamente.

Jorge Farias

Admiro tudo que essa terra produz! Admiro Luiz Gonzaga! Luiz Gonzaga toca em São Paulo e toca em Pernambuco! Nós tocamos em Pernambuco e tocamos em São Paulo! É tudo música! E Pernambuco é muito mais, é Chico Science, é Lenine, Alceu Valença, é meu parceiro Zé Brown!“, falou Mano Brown sobre a admiração por Pernambuco e a satisfação em estar se apresentando no FIG pela primeira vez.

O público também demonstrava, em cada grito, em cada entoar de verso, em cada gesto, essa alegria de poder ter a oportunidade de vê-los de perto. William Silva, 32, e Ana Clara dos Santos, 20, acompanharam o show inteiro, junto a outros amigos, colados na grade de proteção. Ambos de Garanhuns, viam um show de Racionais MC’s pela primeira vez. “Desde os 10 anos que eu curto o som dos Racionais. Era um sonho meu ver um show deles e hoje foi sensacional. Os caras são f…!“, disse Ana Clara. William, que registrava tudo, somando-se a coro de celulares que tiravam fotos e faziam vídeos, nem acreditou quando pediu a música Homem na Estrada e fora atendido pela banda. “Esse foi o melhor show do festival, velho! Faz tempo que espero ver esses caras. O rap deles tem um jeito diferente de abrir a cabeça de quem curte! Eles falam da realidade do nosso país sem frescura. É o papo reto e verdadeiro!“, disse.

< voltar para Festival de Inverno