Caminhão do PAPE amplia visibilidade do artesanato pernambucano no FIG
Postado em: Cultura popular e artesanato | Festival de Inverno

Está estacionado em frente ao Parque Euclides Dourado, durante todo o Festival de Inverno de Garanhuns, o Caminhão do Programa do Artesanato de Pernambuco (PAPE). Artesãos de Garanhuns e de cidades vizinhas, como Lajedo, até mesmo de Caruaru estão expondo e comercializando seus trabalhos na unidade móvel.
Para Alberto Dantas, coordenador do espaço, é mais uma oportunidade para os artistas tornarem seus trabalhos conhecidos. “Os artesãos exercem toda a criatividade, trabalham muito, mas às vezes têm dificuldade em vender as peças porque não existe espaço. E o PAPE ajuda, justamente, nesta questão”, afirma.
Alberto também conta que o movimento tem sido intenso durante o dia. A artesã Maria Aparecida Marculino é presidente da associação dos artesãos de Lajedo e confirma o sucesso nas vendas. “Este ano a gente está até impressionado com as vendas, porque passa muita gente nesse local e acaba prestando mais atenção. É ótimo para valorizar nosso trabalho”, comenta.
Lá, também é possível encontrar as obras do artista local Wagner Porto. Sandra de Noronha é garanhuense e estava passeando pelo parque com a neta Beatriz, de 9 anos, e se interessou pelas peças da loja. “Eu estava passando e achei tudo muito lindo, costumo comprar sempre artesanato e aproveitei já para levar umas decorações para minha casa”, diz.
O local, que fica aberto até o dia 26/7, também conta com um elevador para garantir a acessibilidade às pessoas com dificuldade de locomoção.
No dia 29 de julho, o Caminhão vai estar em Triunfo, no Sertão do estado.

