Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Começa a 11ª edição do Virtuosi na Serra em Garanhuns

Acordeonista ucraniano Alexander Hrustevich abriu a programação nesta terça (21)

por Leonardo Vila Nova

Começou nesta terça (21) o XI Virtuosi na Serra, festival de música erudita que integra a programação do Festival de Inverno de Garanhuns. Os concertos, já tradicionais no FIG, trazem para a cidade importantes instrumentistas da cena erudita contemporânea, com a proposta de levar ao público a variedade de expressões existentes neste universo musical. Abrindo a programação, o acordeonista ucraniano Alexander Hrustevich apresentou o seu impressionante domínio do instrumento, trazendo nomes de primeira grandeza para a Igreja de Santo Antônio, onde a programação segue até esta quinta (23).

Normando Siqueira/Secult-PE

Normando Siqueira/Secult-PE

O acordeonista ucraniano em apresentação no polo de música erudita do FIG

Alexander é colecionador de premiações em concursos internacionais e tem reconhecimento da crítica mundo afora. Ele é especialista em uma técnica conhecida como bellow shake (o que seria no Nordeste conhecido como “foleado”). Em sua segunda passagem por Garanhuns, ele apresentou obras de importantes autores,  como Vivaldi, Piazzolla, Rachmaninoff, Tchaikovsky, entre outros. O domínio e o apuro chamam a atenção, pela agilidade e robustez com que ele executa as peças em seu acordeom cromático (comum na Europa, com botões dos dois lados). O instrumentista foi aplaudido efusivamente ao final de todas as músicas.

O professor de acordeon Éder dos Santos, da Escola de Música Mestre Dominguinhos, de Garanhuns, levou 15 dos seus alunos para assistirem à apresentação. “Ele é um músico excepcional e um dos mais importantes do mundo. Ele domina, como poucos, e com muita propriedade, a técnica do instrumento, o que é um prazer de assistir“, pontuou. O jovem Matheus Cordeiro, 15 anos, estava entre os alunos que assistiu à apresentação. Aproveitou a oportunidade para presenteá-lo com um CD independente seu. O jovem disse viu.”Tudo é aprendizado. E principalmente essa questão de colocar muita emoção e, ao mesmo tempo, dominar muito a técnica do instrumento“, declarou.

A programação do XI Virtuosi na Serra continua. Confira as atrações:

Quarta-feira, 22/7
21h – Daria Kiseleva, piano
Vencedora do Concurso Internacional BNDES de Piano 2014

Quinta-feira, 23/7
21h – Orquestra Jovem de Pernambuco – Homenagem a Ariano Suassuna
Regência de Rafael Garcia

< voltar para Festival de Inverno