Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Conversa com Luzilá Gonçalves abre série de debates literários do 25º FIG

Luzilá ainda deve conduzir mais quatro eventos sobre sua obra e a literatura atual

Por: Ana Beatriz Caldas

Na primeira noite da Praça da Palavra, a homenageada do 25º Festival de Inverno de Garanhuns, Luzilá Gonçalves, abriu a série de debates sobre literatura que devem atrair centenas de visitantes nos próximos dias. Durante a discussão, mediada pelo professor Alexandre Furtado, Luzilá trouxe à tona temas recorrentes de suas produções literárias e acadêmicas, como o feminismo e o papel da mulher na literatura nacional e regional, além de contar um pouco de sua trajetória como romancista e pesquisadora na área de escritos literários produzidos por mulheres pernambucanas. Na ocasião, a autora garanhuense foi aclamada por diversos leitores, professores e escritores da região, que ouviram, atentos, as histórias que marcaram seus 30 anos de carreira, em que publicou cerca de 30 livros.

Jorge Farias

Jorge Farias

A homenageada do festival conversou com o escritor Alexandre Furtado

Tudo o que é beleza me interessa, e o FIG é uma oportunidade de diversas culturas expressarem sua beleza. Me senti muito honrada por ter sido escolhida para essa homenagem e, mais ainda, por poder participar ativamente dessa edição. O carinho com que as pessoas me tratam aonde quer que eu vá é como uma segunda homenagem e estreitam, ainda mais, minha relação com a cidade. É como se eu estivesse unindo um passado que nunca vivi ao meu presente“, contou, emocionada, Luzilá, que passou mais de uma década fora de seu estado natal.

De acordo com o secretário de Cultura do Estado, Marcelino Granja, discussões relacionadas a produção literária e a homenagem a Luzilá também serviram como um incentivo para relembrar a multiculturalidade do FIG, que, costumeiramente, é atrelado às atrações musicais. “Não queremos que as pessoas deixem de lembrar da grandiosidade do festival por conta dos grandes nomes musicais que trazemos. Homenagear Luzilá é relembrar todas as linguagens que permeiam o FIG, valorizar a cultura de Garanhuns e também a força da mulher, já que vivemos em um momento tão conturbado atualmente com relação aos setores mais oprimidos da sociedade. Além disso, é maravilhoso ter a pessoa que escolhemos homenagear participando ativamente e animando o festival“, pontuou Marcelino.

Jorge Farias

Jorge Farias

Marcelino Granja e Márcia Souto prestigiaram o bate-papo com a escritora.

O bate-papo  marcou o começo das visitas da escritora aos espaços reservados à literatura do FIG – a Praça da Palavra e a Livraria e Cafeteria Casa Café. Na manhã deste domingo (19), o livro “A cabra sonhadora”, escrito por Luzilá, será relançado também na Praça da Palavra, às 11h, com contação de histórias. Na quarta-feira (22), na Casa Café, haverá um bate-papo com a escritora, a partir das 17h. Já na quinta-feira (23), haverá uma conversa entre a homenageada, que volta às ações na Praça da Palavra, e a também escritora Luzinette Laporte sobre livros infantis, a partir das 16h. Na sexta-feira (24), ocorrerá a última ação: uma palestra de Luzilá sobre autores pernambucanos e o panorama atual de produção literária do estado.

< voltar para Festival de Inverno