Música erudita emociona público do maior palco do festival
De reconhecimento internacional, o maestro prestou homenagem a Ariano Suassuna em apresentação com Orquestra Jovem de Pernambuco
Postado em: Festival de Inverno | Música
Por: Marcela Pimenta
O palco Mestre Dominguinhos foi tomado pela música erudita da Orquestra Jovem de Pernambuco, com Arthur Moreira Lima, no piano, e a regência de Rafael Garcia. Os músicos levaram, na noite da quinta-feira (24/07), a sutileza das notas clássicas para o maior palco do Festival de Inverno de Garanhuns. A apresentação faz parte do projeto Virtuosi na Serra, que já está na décima edição. O escritor Ariano Suassuna, que faleceu na última quarta-feira (23/07) no Recife, foi lembrado através das notas leves da orquestra. Ariano, que apesar de ser natural da Paraíba passou a vida em Pernambuco, foi um grande incentivador da cultura, em todas as suas vertentes.
O maestro Arthur Moreira Lima enalteceu o papel do festival na divulgação da música clássica e destacou a importância de compartilhar a cultura. “É só apresentar que o povo gosta. Tem gente que não gosta de caviar porque simplesmente nunca provou”, declarou o músico, ressaltando a satisfação de se apresentar para o público do festival. Moreira Lima salientou ainda que música erudita, apesar de estar presente na cultura brasileira, não nasceu aqui e por isso há um pouco mais de resistência do grande público. “O Nordeste tem uma das plateias mais receptivas do Brasil”, lembrou o músico carioca.
Ainda de acordo com Moreira Lima, que tem um trabalho reconhecido internacionalmente, cultura e educação estão diretamente relacionadas. “Essa tarefa, de incentivar as produções artísticas e mostrar isso ao povo, tem que ser do governo”, considerou o maestro, explicando que as produções artísticas que estão fora do circuito comercial, como a música clássica, precisam de apoio do Governo. Para o maestro, o Festival de Inverno de Garanhuns é um ótimo exemplo de sensibilidade do poder público.
De Canhotinho, município que fica a 30 quilômetros de Garanhuns, veio a funcionária pública Jandira Mandú. A jovem conta que trouxe a família só para curtir o festival. Sobre a apresentação de música erudita, Jandira classificou como excelente e disse ainda que o palco principal aproximou o público. “Adorei a apresentação ao ar livre e acredito que a produção deveria sempre repetir”, sugeriu Jandira, que estava acompanhada da filha e do marido.
VIRTUOSI NA SERRA – O projeto que promove uma série de concertos na Igreja de Santo Antônio está décima edição e foi idealizado por Ana Lúcia Altino e o Maestro Rafael Garcia, o evento, que faz parte da programação do Festival de Inverno de Garanhuns, reúne grandes músicos em uma programação diversificada. “A Ana Lúcia e o Rafael Garcia estão de parabéns pelo evento, que sempre um sucesso”, finalizou, Moreira Lima. Nesta sexta-feira (25\07), o Virtuosi apresenta Adrian Daurov (cello) e Di Wu (piano), a partir das 21h, na Igreja Santo Antônio.

