Palco do 31° FIG homenageia Zé da Macuca
Grande incentivador da cultura popular, Zé da Macuca faleceu em 2022 aos 67 anos. Palco em sua homenagem vai reunir nomes da música pop contemporânea de Pernambuco
Postado em: Festival de Inverno
O geólogo José Oliveira Rocha foi um dos maiores agitadores culturais de Garanhuns. Presente desde os primeiros Festivais de Inverno de Garanhuns com o Boi da Macuca, desfilava pelas ruas do comércio do centro com sua trupe musical liderada pelo sanfoneiro Bendito e um trio de forró, chamando a atenção do público, que aderia ao cortejo entoando a loa: “Boi, boi, boi, boi/ Boi, boi, boi, boi/ Eu vou deixar minha burrinha/E vou dançar no seu boi/ Boi, boi, boi, boi/ Boi, boi, boi, boi”.
Agremiação fundada em 1989, o Boi da Macuca é uma das brincadeiras mais populares do FIG. No início, o capitão Zé de Oliveira deixava a Fazenda Macuca, em Correntes, num carro de boi pela estrada de lama. Hoje, o boi chega em caminhão, chamando a atenção por onde passa. Tornou-se tão onipresente que uma hora foi convidado a subir no palco principal na Esplanada Guadalajara. Os anos se passaram e o número de fãs só aumentou.
Zé Oliveira tornou-se produtor cultural, tendo como braço direito o filho e herdeiro Rudá, passando a promover o Festival da Macuca (de música) e Macuca das Artes na fazenda e a promover o Baile da Macuca e desfilar no Carnaval de Olinda, onde também promove o Forró da Macuca.
No dia 21 de maio de 2022, o folgazão e apaixonado coração de Zé de Oliveira parou, aos 67 anos, vítima de uma insuficiência cardíaca. Em sua homenagem, o Festival de Inverno de Garanhuns lhe dedica o Palco Zé da Macuca, voltado à música pop contemporânea. Nomes como Mestre Ambrósio, Assisão, Black Pantera & Devotos, Mundo Livre S/A, Larissa Lisboa, Getúlio Abelha, Odair José, Banda Eddie e Gabi da Pele Preta são alguns dos artistas que irão se apresentar no palco.
