Quando o Brasil nos toca com acordes primorosos
Programação do Conservatório Pernambucano de Música vai de hoje (18) até a próxima segunda (21), na Catedral de Santo Antônio
Postado em: Festival de Inverno | Música
por Leonardo Vila Nova (com informações da assessoria)
A música brasileira conseguiu dar contornos e substância muita próprias para todo o material cultural e artístico com o qual dialogou. No caso da música instrumental erudita, soube se vestir com inspiração e falar bem tupiniquins, mas sem perder a conexão com o universal. Esta beleza e apuro estão presentes na programação do 24º Festival de Inverno de Garanhuns, o que já se tornou tradição. É o CPM na Catedral, programação realizada em conjunto com o Conservatório Pernambucano de Música, que traz o que há de melhor sendo feito em nosso país no que diz respeito a essa vertente da música, que privilegia virtuosismo, mas, acima de tudo, sentimento. Serão quatro dias de programação – começando nesta sexta (18) e indo até a segunda (21), na Catedral de Santo Antônio, sempre em dois horários: 16h30 e 21h.
Fernando Augusto/Divulgação

A cantora Ná Ozzetti, junto a Dante Ozzetti e Ivan Vilela encerram a programação, na próxima segunda (21)
Abrindo a programação, nesta sexta (18), o Quinteto de Bandolins do Recife se une ao solista Guilherme Cazavarra (violão), em apresentação às 16h30. Com um repertório que se assenta na pesquisa e divulgação da música universal e, em especial, a brasileira, eles caminham pelas tradições musicais populares e eruditas. No programa da apresentação desta tarde, Roland Dyens, Hamilton Costa, Tom Jobim, entre outros. Já às 21h, é a vez do Projeto Sonora Brasil, do Sesc, que , no biênio 2013/2014, vem percorrendo o país apresentando dois temas: Tambores e Batuques e Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea.
A programação segue no sábado (19), com a apresentação do Trio São Paulo Ensemble, às 16h30. Oboé, clarineta e fagote dão o tom das apresentações do grupo, formado em 1994, com a formação clássica do trio de palheta, que encontra suas origens na França, sob o nome de Trio d’Anches. Às 21h30, se apresenta o Quinteto de Clarinetes Sujeito a Guincho. Também de São Paulo, o grupo promove um som que traz riqueza de timbres, expressividade e versatilidade.
Já no domingo (20), o renomado grupo pernambucano SaGrama se apresenta junto ao Quarteto Encore, às 16h30. Ambos traduzem o universo da música de câmara com um sabor das tradições populares nordestinas. Eles repetem o encontro que já aconteceu no FIG 2013, antes de embarcarem em turnê nacional com a cantora Elba Ramalho. Às 21h30, um encontro imperdível. Um dos maiores saxofonistas brasileiros, Leo Gandelman, e o pianista e multiinstrumentista carioca Eduardo Farias se apresentam juntos. Gandelman consegue transitar por diversos segmentos, do pop à música, com excelência. O jovem Eduardo, 26, vem atuando não só como músico, produtor musical, arranjador e orquestrador, mas envereda também por diversos instrumentos, como bateria, sanfona, baixo, flauta, violão, guitarra, clarineta. Uma vasta experiência para um músico de tão pouca idade e o virtuosismo de um instrumentista consagrado estarão juntos.
No último dia do CPM na Catedral, segunda (21), às 16h30, tem a apresentação do grupo Alegretto, que, em março último completou 18 anos. Para comemorar a sua maioridade, o grupo preparou especialmente para o FIG, o espetáculo “Durandarte”. Mais que um concerto de câmara, é uma apresentação com canções, danças e personagens. Delineando a narrativa, instrumentos como violas da gamba, vihuela, alaúde, e ainda um quarteto vocal de atores, se utilizam de lendas e canções ibéricas para contar a estória de um cavaleiro cristão que se apaixona por uma princesa moura. E encerrando com chave de ouro, às 21h30, a cantora Ná Ozzetti, e os instrumentistas Dante Ozzetti (violão) e Ivan Vilela (viola caipira) entram em simbiose musical, no convergir de suas qualidades musicais individuais, para apresentar um espetáculo que passeia pelo cancioneiro nacional e internacional.
Confira a programação completa
Sexta-feira, 18/07
16h30 - Quinteto de Bandolins do Recife e Guilherme Calzavara (Violão)
21h- Projeto Sonora Brasil SESC
Sábado, 19/07
16h30- Trio SP Ensemble
Adriana Clis (Mezzo-Soprano), Tiago Lima (Violino) e Marcos Aragoni (Piano)
21h- Quinteto de Clarinetes Sujeito a Guincho
Domingo, 20/07
16h30 – SaGRAMA e Quarteto ENCORE
21h- Duo Recitalista
Leo Gandelman (Sax) e Eduardo Faria (Piano)
Segunda-feira, 21/07
16h30 – Grupo ALLEGRETTO e Mário Orlando (Viola da Gamba)
21h- Ná Ozzetti (Voz), Dante Ozzetti (Violão) e Ivan Vilela (Viola)
