Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Reisado Mirim de Inhanhum promove tarde mágica no Polo Itinerante do FIG

O Reisado de Inhanhum é Patrimônio Vivo de Pernambuco e levou seu braço mais jovem para apresentar as tradições do folguedo no 31º FIG

Leonardo Marinho/Secult-PE

Leonardo Marinho/Secult-PE

O reisado mirim foi fundado pela mestra Ana Lúcia Rodrigues

A tarde do Parque Euclides Dourado ganhou mais cor na tarde desta sexta-feira (21), primeiro dia do 31º FIG, com o cortejo do Reisado Mirim de Inhanhum, Polo Itinerante. O grupo foi criado há cinco anos pela mestra Ana Lúcia Rodrigues para transmitir as tradições às próximas gerações do Reisado da Comunidade Quilombola de Inhanhum, que é Patrimônio Vivo de Pernambuco. Além dela, a mestra Maria Goretti também participou do desfile coordenando o grupo de crianças e adolescentes que promete manter a história do folguedo viva.

“Eu entrei no Reisado muito jovem e já via muito potencial nele, porque os brincantes trabalhavam há muitos anos sem interesse financeiro e mantiveram a nossa cultura por mais de 200 anos. Quando conversei com meus colegas do grupo para que a gente passasse o nosso saber para as crianças, diziam que elas não iriam querer dançar reisado. Mas como eu gosto de desafio, eu resolvi começar esse projeto para ensinar os mais novos e hoje tenho 26 crianças comigo e muitas outras que estão na fila da espera. As mães me ajudam porque acreditam que as nossas crianças são protagonistas da própria história e vão levar a cultura da nossa comunidade por muitos anos”, explica Ana Lúcia.

Durante a apresentação, as encenações de alguns personagens que fazem parte do enredo do brinquedo, como o boi e a borboleta, deixaram as famílias que foram ao local para curtir o primeiro dia do festival encantadas com o grupo. A chuva deu uma trégua ao público, que pode acompanhar o grupo batendo palmas e cantarolando as canções repetidas pelos pequenos brincantes. Entre uma canção e outra, a mestra Ana Lucia convidou os presentes a saudar o reisado e o mestre Gonzaga de Garanhuns, que é um dos homenageados do FIG deste ano.

Entre os garanhuenses que aplaudiram o ato, a professora Paula Tavares, de 37 anos, destacou a importância da programação. “Cortejos como esse são uma ótima oportunidade de apresentar a nossa cultura popular para as crianças”, disse ela, que estava acompanhada do filho Benício, de 5 anos. Natural da cidade de Santa Maria da Boa Vista, o Reisado de Inhanhum chegou ao FIG como um dos representantes dos reisados do sertão do Estado. “É de lá que vem a nossa força. O que está acontecendo aqui é mágico, um palco como esse abre portas para a cultura popular, por isso a gente fica muito feliz”, comemorou Ana Lucia, que agradeceu o acolhimento e o carinho do público do Polo Itinerante ao fim da apresentação.

< voltar para Festival de Inverno