Um bailão que aqueceu e pôs para dançar o público do FIG 2023
Postado em: Festival de Inverno | Música
Um passeio por grandes temas da música popular brasileira e incontáveis tributos. A memória da MPB marcou a noite desta quarta-feira (27) no Palco Mestre Dominguinhos do Festival de Inverno de Garanhuns 2023.
Grávida de 4 meses, a cantora Mirelly Araújo não conseguiu esconder a emoção de sua estreia no polo da Praça Mestre Dominguinhos. Coube a ela o esquente da noite com um repertório de forró de várias gerações.
A recifense Erica Natuza, finalista do The Voice 5 (TV Globo, 2018), surpreendeu com um show coeso, intitulado Mulheres do Brasil, com canções da primeira prateleira da MPB. Uma das principais homenageadas foi Rita Lee.
A Rainha do Rock também foi reverenciada pelo brasiliense Tiago Iorc, que fez um show mais para o intimista, acompanhado pelo baterista americano Jeremy Gustin. O amor cantado em ritmo de folk brasuca levou fãs ao delírio em um repertório predominantemente autoral. Iorc chamou ao palco a cantora pernambucana Joyce Alane (que abriu os shows do Recife, João Pessoa e Natal) para uma participação especial. E ela surpreendeu a todos, principalmente cantando Tangerina, que estourou com um dueto entre Iorc e a pernanbucana Duda Beat.
Como esperado, a noite terminou em clima de festa com o Baile do Simonal. Com participação de Sandra de Sá, os irmãos Wilson Simoninha e Max de Castro prestaram tributo não apenas ao pai, mas também à chamada black music brasileira e até à música nordestina com um medley incluindo Luiz Gonzaga e Dominguinhos.
No Palco Regionalidades, a banda Vinil Gonzagueira conquistou o público com sua homenagem ao forró de Luiz Gonzaga, cantando Baião e Asa Branca, por exemplo, e outros grandes nomes da música nordestina, como Dominguinhos (Onde o Nordeste Garoa), Accioly Neto (A Natureza das Coisas) e a autoral Mensageiros de um Rei.
