12º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco ocupa palcos do Recife
Postado em: Artes Cênicas | Formação Cultural | Funcultura
Julho conta com uma programação de teatro para infância intensa no Recife, graças ao 12º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco, realizado pela Metrón Produções com o incentivo do Funcultura / Governo de Pernambuco. O evento segue ocupando quatro palcos da cidade até 02 de agosto: Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu), Teatro Capiba (Sesc Casa Amarela), Teatro Marco Camarotti (Sesc Santo Amaro) e Teatro Santa Isabel. Os espetáculos são encenados espetáculos aos sábados e domingos, às 16h30. Confira programação AQUI.
A programação foi composta a partir de edital nacional de seleção, com a participação de 130 de espetáculos. O resultado são 24 apresentações de 12 companhias, sendo nove da Região Metropolitana do Recife, uma companhia de Petrolina (Cia. Biruta), representando o Sertão do Estado; e dois representantes do Sul e Sudeste do País, uma companhia de Curitiba com o espetáculo “Entre Janelas” (Tato Criações Cênicas) e a Cia. Arte Móvel da cidade de Americana (São Paulo), com o “Pinócchio – Olhos de Madeira”.
A curadoria foi composta por: Marcondes Lima, mestre em Artes Cênicas (UFBA), e professor do Curso de Licenciatura em Educação Artística – Artes Cênicas (UFPE), encenador, cenógrafo, figurinista, maquiador, ator e bonequeiro; sócio fundador do Mão Molenga Teatro de Bonecos; Ruy Aguiar, ator, diretor de teatro, dramaturgo, produtor cultural e diretor da Metron Produções; e Williams Sant’Anna, gestor cultural, arte educador e historiador; especialista em Gestão Cultural (MinC, Fundaj e UFRPE); mestrando em Cultura e Sociedade (UFBA), pesquisador de artes cênicas, ator, palhaço, encenador, dramaturgo, cenógrafo e figurinista cênico.
Rafael Ceu

Coletivo de Teatro Domínio Público (Recife) encena “Os Três Coroados”, texto de Luiz Felipe Botelho.
O festival também oferece atividades de formação e articulação para artistas e técnicos da área. O “12º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco foi concebido não apenas para formar plateias, mas também congregar os profissionais que desenvolvem trabalho para crianças e jovens, buscando a discussão, formação e reciclagem dos mesmos”, afirma Edivane Bactista, da Métron Produções.
Homenageados - Este ano o festival presta homenagem ao casal de artistas pernambucanos Mônica Vilarim e Roberto Costa pelo estímulo e trabalho desenvolvido nas artes cênicas ao longo de 30 anos. Mônica exerceu a profissão de atriz e bailarina, no currículo tem mais de 30 espetáculos para crianças. O início da carreira, aos 13 anos, foi no espetáculo “A Cigarra e a Formiga” dirigido por Roberto Costa, que além de diretor teatral, é cenógrafo, aderecista, ator, figurinista, empresário e produtor teatral, com destaque na produção de musicais para infância a partir de clássicos da literatura.
Informações
Telefones: (81) 30886650 / 88590777
Site: www.teatroparacrianca.com.br
