Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Caruaru inaugura a ACAFIL, a Academia Caruaruense de Artes & Filosofia

Solenidade de inauguração será neste sábado (7), às 16h, no auditório da Pousada Casa da Gente, no Alto do Moura

Divulgação

Divulgação

Foto registra a primeira reunião de diretoria da ACAFIL, ocorrida em 16/09/2023, em sua sede. Da esq. à dir.: Rutênio Araújo, Karla Rodrigues, Roberto Numeriano, Gilvano Vasconcelos, Caesar Sobreira e Paulo de Tarso. Faltando apenas Antônio Preggo na foto.

A Academia Caruaruense de Artes & Filosofia – ACAFIL será inaugurada, neste sábado (7), às 16h, no auditório da Pousada Casa da Gente, no Alto do Moura, em Caruaru. A sessão de instalação será presidida por George Cabral, da Academia Pernambucana de Letras, que também é sócio honorário da ACAFIL, e cujo presidente de honra é o compositor Onildo Almeida.

A nova Academia é composta, segundo o modelo da Academia Francesa e da Academia Brasileira de Letras, por quarenta cadeiras com seus respectivos patronos.

Na ACAFIL, as cadeiras são denominadas Cátedras, que são dedicadas às artes e filosofias. Após instalada, serão empossados 25 acadêmicos, dentre os quais Onildo Almeida, na Cátedra Luiz Gonzaga, de Música; Arary Marrocos, na Cátedra Argemiro Paschoal, de Teatro; Amélia Campello, na Cátedra Mestre Vitalino, de Arte Figurativa; Pierre Souto Maior, na Cátedra Pinto Ferreira, de Filosofia Jurídica; Sebastião Sebá Codeiro, na Cátedra Vital Santos, de Teatro; Gilvano Vasconccelos, na Cátedra Álvaro Lins, de Crítica Literária; Paulo de Tarso, na Cátedra Antônio Vieira, de Bibliofilia; Sérgio Oliveira, na Cátedra Cleto Mergulhão, de Cinema; Antonio Preggo, na Cátedra Pissica, de Fotografia; Adilson Ferraz, na Cátedra Austregésilo de Athayde, de Literatura; Roberto Gercino, na Cátedra Coronel Ludigero, de Arte Popular; Caesar Sobreira, na Cátedra Gilberto Freyre, de Filosofia Social; Roberto Numeriano, na Cátedra José Condé, de Literatura; e Ana Maria César, da Academia Pernambucana de Letras, na Cátedra Lyra e César, de Filosofia Jurídica.

A composição da ACAFIL contemplou todas as grandes expressões artísticas e intelectuais de Caruaru, incluindo artes eruditas e populares, além de diferentes áreas do pensamento filosófico.

Para patronos das cátedras foram escolhidos naturais de Caruaru ou que aqui viveram e desenvolveram suas atividades, com exceção de Luiz Gonzaga e Gilberto Freyre, nomes que transcendem as cidades onde nasceram (Exu, o primeiro; e Recife, o segundo), já que são patrimônios da da arte e da inteligência pernambucanas.

Para indicação dos integrantes das 25 cátedras (cujos ocupantes tomarão posse na sessão de instalação da ACAFIL), o critério foi ter uma produção artística ou intelectual vinculada a Caruaru. O novo acadêmico poderá ser natural da cidade, ou, se não for caruaruense nato, morar na cidade ou ter vínculos afetivos com a Capital do Agreste.

< voltar para Formação Cultural