Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Cia. Devir oferece oficina gratuita de aperfeiçoamento em aéreos para circenses

A Cia. Devir, formada pelos pernambucanos João Lucas Cavalcanti e Vitor Lima, está com inscrições abertas para o curso gratuito “No Ar – oficina de aperfeiçoamento em aéreos para circenses”. O projeto, que conta com incentivo do Funcultura, oferece aulas gratuitas voltadas para artistas, professores de circo e praticantes de aéreos, ministradas por profissionais de diferentes partes do país, com modalidades presenciais e on-line. Os interessados poderão se inscrever de 16 a 21 de agosto, por meio do formulário disponível no link: forms.gle/z7ZVXHwj26Z5jyiW9.

Formada por dois artistas e professores de circo que estão sempre em busca de ampliar seus conhecimentos e fortalecer redes criativas, a Cia Devir sabe bem as dificuldades para ter acesso a ações formativas fora do Sudeste. Por isso, com esse projeto, eles visam diminuir as distâncias e ampliar as pontes entre artistas de diferentes locais, valorizando os talentos de Pernambuco, do Nordeste e outras regiões.

É um compromisso e um desejo da Cia Devir de que haja cada vez mais formação por aqui para que as pessoas não precisem necessariamente deixar Pernambuco para adquirir conhecimento e experiência com bons profissionais. Nessa oficina, será trabalhada tanto a perspectiva de aperfeiçoamento da técnica em si, dos aparelhos, de modalidades pouco conhecidas, a exemplo da corda lisa, como também a pesquisa e a criação”, explicam João Lucas e Vitor.

Para a dupla, mais do que simplesmente receber um conhecimento, espera-se que os participantes da oficina possam possam refletir sobre o ensino e aprendizagem das técnicas circenses e transmitir essas vivências, a fim de ampliar o alcance dessas experiências. Ao todo, o curso tem carga horária de 125 horas, divididas em oito módulos, cada um deles ministrado por um facilitador.

Estarão à frente dos módulos de aprendizagem especialistas brasileiros em aéreos circenses reconhecidos nacionalmente, como Raquel Karro, Verônica Piccini, Giulia Tateishi, Ana Maira Favacho, Ana Paula Perche, Mainá Souza, Maria Luiza Vieira e Vitor Lima.

AÇÕES COMPLEMENTARES - Além das atividades da oficina No Ar, a Cia Devir pretende ampliar o acesso à formação na área circense e, para isso, oferecerá duas oficinas para iniciantes. Uma delas será realizada na cidade de Lagoa do Carro, Zona da Mata Norte de Pernambuco, tendo como público-alvo crianças. A segunda ação acontecerá no Recife e é intitulada Braile Corporal Acrobático. Nela, João Lucas Cavalcanti e Vitor Lima abordarão as artes circenses para o público com deficiência visual ou com baixa visual, adaptando as técnicas de ensino para as especificidades de aprendizagem dos alunos. Ambas as oficinas terão carga horária de 5 horas/aula e maiores detalhes serão divulgados em breve, nas redes sociais da companhia..

Ao longo do período de realização das ações, a página da Devir no Instagram (@ciadevir) contará com conteúdos originais da companhia, além de depoimentos com as experiências de todos os profissionais convidados e dos participantes das oficinas.

Serviço
No Ar – Oficina de aperfeiçoamento em aéreos para circenses
Aulas: de agosto de 2022 a fevereiro de 2023 (módulos presenciais e on-line)
Público-alvo: artistas, professores e praticantes de aéreos
Inscrições: forms.gle/z7ZVXHwj26Z5jyiW9
Mais informações: companhiadevir@gmail.com ou @ciadevir (Instagram)

< voltar para Formação Cultural