Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Coletiva e VouSer Acessibilidade oferecem oficina gratuita sobre poéticas acessíveis em dança

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito Audiodescrição: experimentos e subversão em performance, ofertado por Andreza Nóbrega, da empresa de acessibilidade VouSer. A formação, que totaliza 15h, busca fornecer subsídios para que os participantes conheçam os fundamentos da audiodescrição e possam pensá-la como vetor criativo para experimentos em dança e performance. O curso é gratuito, voltado a interessados e profissionais das artes cênicas com e sem deficiência visual, e ocorre nos dias 7, 10 e 11 de junho, no Paço do Frevo. A ação conta com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do (Funcultura) e compõe o projeto Residência artística: poéticas de uma performance acessível, da Coletiva, grupo de artes do corpo.

A formação, de caráter teórico e prático, tem por ponto de partida pensar a audiodescrição como disparadora de processos criativos na performance e na dança. Segundo Andreza Nóbrega, “Vamos trazer algumas diretrizes utilizadas na técnica da audiodescrição e vamos também friccionar a prática com a teoria. A perspectiva é criar um laboratório de experimentação”, conclui. Serão três encontros imersivos orientados ao reconhecimento da audiodescrição como potência estética e poética. Segundo Bruna Mascaro, integrante da Coletiva, “esse é um projeto que surge do desejo de ampliar o acesso à cultura aos múltiplos públicos e de estimular um pensamento crítico sobre a audiodescrição e sobre a potência desse recurso”, conclui.

O projeto Residência artística: poéticas de uma performance acessível também prevê a realização de uma audioperformance e um site, a serem lançados posteriormente. A Coletiva desenvolve trabalhos desde 2012 com ênfase em questões de gênero e sexualidade nos espaços públicos. O grupo é formado por Bruna Mascaro, Rebeca Gondim, Marcela Felipe, Marcela Aragão, Gardênia Coleto e Maria Agrelli. A VouSer é uma empresa de acessibilidade com larga trajetória no campo das artes, especializada em múltiplos recursos.

Serviço
Audiodescrição: experimentos e subversão em performance
Quando: 7 de junho (19h às 22h), 10 de junho (9h às 12h e 14h às 17h) e 11 de junho (9h às 12h e 14h às 17h)
Local: Paço do Frevo, R. da Guia, s/n, Bairro do Recife
Inscrições: docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeOceO-l5SqpQ9iCF

< voltar para Formação Cultural