Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Com experiências que interligam teatro e acessibilidade, Agrinez Melo lança seu primeiro livro

Com incentivo do Funcultura, a publicação será lançada neste sábado (13), às 16h, no Espaço O Poste

Talles Ribeiro/Divulgação

Talles Ribeiro/Divulgação

É a primeira obra literária da atriz e diretora pernambucana

Atriz, diretora e pesquisadora pernambucana, Agrinez Melo lança seu primeiro livro neste sábado (13), a partir das 16h, no Espaço O Poste (Rua do Riachuelo, 641 – Boa Vista – Recife/PE). Intitulado “Elementos da Encenação e Acessibilidade: relatos de amor e arte nas experiências teatrais”, a publicação, que conta com incentivo do Funcultura, compila narrativas que mostram a importância dos recursos de acessibilidade na inclusão de pessoas com deficiência no fazer teatral.

A obra surgiu a partir de experiências vividas por Agrinez na realização da oficina de figurino e maquiagem para teatro voltada a pessoas com deficiência, incentivada pelo Funcultura. Realizada pela primeira vez em 2015, a oficina percorreu Pernambuco nos últimos anos, chegando a cidades como Recife, Camaragibe, Tuparetama e Tracunhaém. “Percebi que, mais do que um curso, a oficina representava um cuidar de si e do outro”, comenta a autora.

Além de sistematizar a metodologia do curso, o livro traz também histórias de personagens da vida real – pessoas cegas, surdas, cadeirantes, com deficiências motoras, além de pessoas interioranas e periféricas, sem acesso à cultura, que passaram pela oficina e conseguiram superar limitações e se sentir incluídas no processo de produção de figurinos e maquiagem para cena.

“A cada oficina, eu recebia relatos lindos e emocionantes, e saía renovada das experiências. As alunas e alunos não eram experientes, estavam ali porque queriam descobrir e estar juntos. Foram muitas lágrimas, risadas, conquistas, comemorações, às vezes uma tristeza ou outra. Tudo isso está no livro, escrito e organizado por mim, mas o livro é de toda a equipe e principalmente desses participantes das oficinas”, detalha Agrinez.

Misturando técnica, poesia e afeto, o livro expõe em 100 páginas as “escrevivências” dos processos vividos, como define Agrinez, parafraseando a escritora Conceição Evaristo. Escrita ao longo de dois anos, a publicação estará à venda em formato físico durante o lançamento, pelo valor de R$ 30. O livro estará disponível ainda gratuitamente em audiobook e libras no canal I Pele Ti O Dun, no YouTube.

No evento de lançamento, que também será acessível em libras e em audiodescrição, haverá um bate-papo com a escritora e apresentações artísticas com convidados especiais. O livro conta com projeto gráfico de Talles Ribeiro.

SOBRE A AUTORA - Mulher negra, mãe, candomblecista, atriz, figurinista, pesquisadora e multiartista, Agrinez Melo é formada em Teatro pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desde 2004 e mestranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Vem desenvolvendo trabalhos importantes no estado de Pernambuco, nas áreas de formação teatral, atuação e pesquisa do corpo para a cena. É integrante do grupo teatral O Poste Soluções Luminosas desde 2006. É também empreendedora em produção cultural com foco em acessibilidade no teatro e atividades de formação em áreas como figurino, maquiagem e iluminação. Atua ainda como diretora dos espetáculos “Histórias Bordadas em Mim”, “O Mensageiro” e “Aldeias: Experimentos do Corpo Ancestral”.

Serviço
Lançamento do livro “Elementos da Encenação e Acessibilidade: relatos de amor e arte nas experiências teatrais”, por Agrinez Melo
Quando: 13 de agosto de 2022 (sábado), às 16h
Onde: Espaço O Poste Soluções Luminosas (Rua do Riachuelo, 641 – Boa Vista – Recife/PE)
Valor do livro: R$ 30
Entrada franca
Mais informações pelo perfil do Instagram: @doceagri

< voltar para Formação Cultural