Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Em live, Agrinez Melo compartilha experiência da pesquisa “Dramaturgia dos Orixás”

Talles Ribeiro/Divulgação

A pesquisadora, arte-educadora e atriz pernambucana Agrinez Melo apresenta no próximo sábado (21), a partir das 10h, as experiências da pesquisa “Agbara Ara: Dramaturgia dos Orixás como possibilidade de novas narrativas para a cena”, no canal I Pele Ti o Dun, no YouTube (youtube.com/@ipeletiodun520). Incentivada pelo Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, a iniciativa é uma ação de fruição e compartilhamento de conhecimentos, que tem como foco o corpo, a ancestralidade e o teatro. A ideia é trazer visibilidade do corpo negro na cena, através de um intercâmbio entre as cidades de Recife e Arcoverde.

Na live, a pesquisadora Agrinez Melo receberá os orientadores da pesquisa Danielle Perin Rocha Pitta e Robson Haderchpek, além do ator arcoverdense Everson Melo, que integra o intercâmbio proposto na iniciativa. A ação contará com acessibilidade em Libras.

A vivência traz como alicerce a interpretação cênica através do preceito ritual do teatro e a energia dos Orixás e encantados no ara (corpo), criando uma dramaturgia negra para a cena, através dos corpos e suas múltiplas leituras ancestrais. A pesquisa resultará em um experimento cênico que será apresentado nas cidades de Recife e Arcoverde. A pesquisa se apresenta como uma necessidade da artista em firmar novas possibilidades de metodologias de expressão do corpo teatral, rito e ancestralidade.

A pesquisa é voltada para o público maior de 14 anos e se divide em três etapas: 1 – Visitas a terreiros de matriz afro-indígena nas cidades de Recife e Arcoverde e colheita de dados para sistematizar metodologias de treinamento para o ator; 2 – Treinamento em sala de ensaio da pesquisadora Agrinez Melo com o ator Everson Melo, a partir da ampliação dos estudos sobre metodologias da dramaturgia dos Orixás; 3 – Realização da oficina “Poética Matricial dos Orixás” na cidade de Arcoverde, direcionada para pessoas interessadas em vivenciar o teatro a partir da matriz africana e indígena.

“Agbara Ara: Dramaturgia dos Orixás como possibilidade de novas narrativas para a cena” resultará em um experimento cênico a ser apresentado nas duas cidades, Recife e Arcoverde. Além da exposição de vídeos e fotos das ações realizadas e distribuição de cartilha com registros da vivência. O projeto conta ainda com acessibilidade em Libras e Audiodescrição em suas ações. Mais informações: (81) 99505.4201 (Agrinez Melo).

< voltar para Formação Cultural