Inédito no Brasil, ‘O Som do Filme’ traz oficinas de audiovisual gratuitas para o Recife
Produzido pela Phono Audio Post e Alumia, curso será realizado em abril e maio, no Recife, reunindo importantes nomes do setor
Postado em: Audiovisual | Formação Cultural

O músico Beto Villares, produtor e compositor de trilhas sonoras para cinema, é um dos nomes confirmados na programação do curso
Pela primeira vez no Brasil, profissionais do audiovisual contarão com uma ampla programação de master class e oficinas em torno dos processos da criação de um filme. Batizado de O Som do Filme, o curso será realizado gratuitamente no Recife, nos meses de abril e maio, com a participação de renomados nomes do segmento no mundo. As inscrições estão abertas até o dia 19 de março.
Quem tiver interesse em participar desta master class deve preencher um formulário de inscrição e submeter à organização o currículo que comprove carreira profissional no setor de audiovisual. Já para as oficinas, também se faz necessário comprovar a atuação na área de som para audiovisual.
Assinado pela Phono Audio Post e Alumia Produções e Conteúdo, o evento irá reunir nomes como o francês Julien Naudin (responsável pelos efeitos sonoros dos filmes de Lars von Trier) e Kristian Andersen, à frente do departamento de Design de Som na Escola Nacional de Filmes da Dinamarca (responsável pelos desenhos sonoros dos filmes de Lars von Trier).

Ricardo Cutz, também confirmado na programação, é um dos principais mixadores de filmes do Brasil na atualidade
“Importante polo brasileiro na produção audiovisual, Recife receberá de forma inédita, dentro de um quadro nacional, uma programação à altura do repertório de produção e das necessidades dos profissionais do setor do País. As atividades incorporam desde temas fundamentais às práticas que regem a criatividade nesse universo”, pontua Justino Passos, diretor Geral da Phono Audio Post.
Ao todo, serão cinco dias de programação (23, 24 e 25 de abril; e 21 e 22 de maio), sendo cada um deles dedicado a um dos profissionais convidados dentro de uma dinâmica que envolve o compartilhamento de conteúdos teóricos e práticos.
Pela manhã, das 9h às 12h, o convidado fará um seminário sobre um tema de sua aderência para um público de cem pessoas na Fundação Joaquim Nabuco no Cinema do Museu. Já à tarde, das 15h às 19h, o especialista ministrará uma oficina prática em cima do mesmo tema para um público mais restrito, de 20 pessoas, que atue profissionalmente no segmento de som para audiovisual.

Outro nome confirmado é o de Kristian Andersen, engenheiro de áudio especialista em cinema e que já atuou como designer de som em mais de 80 filmes
Na lista dos temas abordados, estão: Som Direto (com Moabe Filho e Pedrinho Moreira); Trilha Sonora (com Beto Villares); Foley e Efeitos Sonoros (com Julien Naudin); Mixagem (com Ricardo Cutz) e Sound Design (com Kristian Andersen).
O envio da ficha de inscrição, a carta de intenção e o currículo são obrigatórios, e só será permitido 40% de faltas da carga horária. Caso não haja o cumprimento, o aluno deverá pagar uma multa no valor de R$ 625, equivalente ao valor do evento por participante. Mais informações na fanpage ou no site do curso.
Confira a programação do curso O Som do Filme:
MODULO 1
23/04 – Som Direto com Moabe Filho e Pedrinho Moreira
24/04 – Trilha Sonora com Beto Vilartes
25/04 – Foley e Efeitos Sonoros com Julien Naudin
MODULO 2
21/05 – Mixagem com Ricardo Cutz
22/05 – Sound Design com Kristian Andersen