Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Inscrições abertas para Oficina On-line de Poesia: Leitura, Escrita e Crítica

Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o próximo dia 3 de janeiro (domingo), pelo link: linktr.ee/josejuva

Jorge Farias/Secult-PE/Fundarpe

Jorge Farias/Secult-PE/Fundarpe

As aulas, comandadas pelo professor José Juva, serão mediadas pelas plataformas do Google Meet e ClassRoom

Estão abertas as inscrições para o projeto “Fluxo Contínuo – Oficina On-line de Poesia: Leitura, Escrita e Crítica”, que acontecerá entre os dias 11 de janeiro e 19 de março de 2021. A ação foi aprovada no Edital de Formação da Lei Aldir Blanc PE e será comandada em três módulos pelo poeta e professor José Juva, via Google Meet.

As inscrições são gratuitas e serão realizadas através do preenchimento de um formulário simples do Google, disponível em linktr.ee/josejuva. As pessoas interessadas em participar da oficina devem preencher algumas informações, tais como: nome completo, endereço e região do Estado de Pernambuco (Metropolitana, Agreste, Mata e Sertão), e-mail de uso dos serviços do Google (para inclusão do participante no Google Classroom). São quarenta vagas por módulo: dez vagas para pessoas da Região Metropolitana do Recife, dez vagas para pessoas da Zona da Mata, dez vagas para pessoas do Agreste e dez vagas para pessoas do Sertão.

METODOLOGIA - As aulas, estruturada em três módulos: leitura, escrita e crítica, acontecerão em ambiente virtual de aprendizagem a partir de dois recursos tecnológicos: aulas on-line ao vivo através do Google Meet e interações pedagógicas assíncronas, através do Google Classroom.

No primeiro módulo, dedicado à leitura, as aulas serão para estudo e fruição de poemas (selecionados previamente) de variadas origens (no tempo e no espaço), de modo a fomentar a ampliação de repertório, incluindo reflexões sobre dispositivos de escritura, sobre processos de orientação e busca de poemas de diversas tradições fundamentais e linhagens contemporâneas.

No segundo módulo, dedicado à escrita, uma série de exercícios disparadores será proposta pelo docente de modo a convocar e provocar as criações poéticas de alunos e alunas. Os poemas serão ditos pelos alunos e alunas durante as aulas on-line através do Google Meet para compartilhamento de impressões e compreensões por parte do docente e de toda a turma. Os poemas produzidos pelos alunos e alunas também serão incluídos no ambiente do Google Classroom, com devoluções do docente sobre os poemas, de modo a trazer aprofundamentos estruturais, estéticos e diálogos que fomentem a criatividade e o apuro formal. O material poético produzido durante a oficina estará acessível aos alunos e alunas na sala de aula virtual da turma.

Por fim, no terceiro e último módulo da oficina, teremos estudos e práticas da crítica literária com foco na escritura sobre poesia. Após discussão de elementos teóricos a respeito da atividade crítica, o docente irá disponibilizar digitalmente alguns livros de poemas para que alunos e alunas exercitem a crítica de poesia. Os textos críticos serão comentados e corrigidos pelo docente. “A organização da oficina nestes três módulos (leitura, escrita e crítica de poesia), entrelaçados e comunicantes, busca favorecer aos alunos e alunas uma formação mais ampla e criativa, estimulando um processo de aprendizagem dinâmico, com pesquisa, reflexão, repertório e prática em distintas nuances do campo da poesia”, conta José Juva sobre a proposta do curso virtual.

A carga horária total da oficina, que contará com emissão de certificado, é de 40h, sendo: 10h para o módulo de leitura (análise e interpretação) de poemas, 22h para exercícios de escrita poética, 8h para atividades de crítica de livros de poesia. O docente irá organizar também a edição, publicação e distribuição, ao fim da oficina, de uma antologia digital com alguns poemas feitos pelos alunos e alunas ao longo da jornada pedagógica.

Sobre o facilitador
Jornalista, mestre e doutor em Teoria da Literatura – todas as titulações pela Universidade Federal de Pernambuco. Foi professor de jornalismo na Universidade Tiradentes e de literatura na Universidade Federal de Sergipe. Na pesquisa de mestrado desenvolveu investigação sobre as relações entre poesia e xamanismo com foco na produção poética de Roberto Piva (1937-2010). No doutorado realizou pesquisa sobre as relações entre sagrado e mundo natural na obra poética de Leonardo Fróes (1941). Publicou os livros “Deixe a visão chegar: a poética xamânica de Roberto Piva” (2012), fruto de sua dissertação de mestrado; “Vupa” (2013), seu primeiro poemário; “Breve breu – escritos sobre literatura e cinema” (2014), obra em que reúne uma série de artigos e ensaios; “Watsu” (2016), segundo poemário, livro premiado no III Prêmio Pernambuco de Literatura; “Seibá: palavras do vento quando” (2019), livro de poemas em parceria com o jornalista e sociólogo João Vale. Possui algumas publicações no prelo, entre as quais os livros de poemas “Da boca pra fora”, “Hamor e cartões postais do acaso” e “Sensibilidade paleolítica”. Entre as oficinas e cursos que ministrou estão “A imagem, a verdade e outros bichos”, “Nomes múltiplos: bando de artistas”, ambas no Centro de Formação em Artes Visuais da prefeitura da cidade do Recife e “Poesia: um fazer”, dentro da programação do Festival de Inverno de Garanhuns.

Serviço
Fluxo Contínuo – Oficina On-line de poesia: leitura, escrita e crítica, com José Juva
- Aulas segundas, quartas e sextas-feiras (19h30 às 21h), através do Google Meet
- Inscrições gratuitas – 40 vagas (para cada módulo): linktr.ee/josejuva

< voltar para Formação Cultural