Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Mostra Cinema do Presente abre inscrições para curtas e oficina de crítica

Realizadores podem inscrever seus filmes até 18 de fevereiro. Interessados em desenvolver a crítica de cinema podem fazer inscrição até 25 de fevereiro

Divulgação

Divulgação

A programação do evento, que é inteiramente virtual, acontece de 10 a 13 de março

Refletir e discutir as questões sociais através do cinema é a proposta da Mostra Cinema do Presente, que terá sua primeira edição de 10 a 13 de março, em formato online. A mostra de curtas-metragens terá enfoque em filmes que abordem questões sociais, políticas e crises do mundo contemporâneo. A curadoria buscará fazer um recorte temático trazendo obras que possibilitem discussões sobre direitos humanos, sociedade, raça e gênero, por exemplo. Os realizadores interessados em exibir seus filmes, podem fazer inscrição gratuitamente até 18 de fevereiro pelo site: www.cinemadopresente.com. Podem ser inscritos curtas brasileiros finalizados a partir de janeiro de 2019. A Mostra Cinema do Presente terá curadoria de Juliana Soares, Enock Carvalho e Matheus Farias. A Mostra Cinema do Presente é dos projetos contemplados pelos recursos dos editais emergenciais da Lei Aldir Blanc em Pernambuco.

A mostra também busca filmes feitos sob o confinamento imposto pela pandemia. “O período de isolamento social que estamos vivendo vai ser definidor para todo o cinema que for feito nos próximos anos, tanto em aspectos temáticos quanto de produção. As primeiras expressões dessa experiência no cinema já estão acontecendo e estamos ansiosos para acompanhá-las”, explica Juliana Soares, curadora e coordenadora de programação da Mostra.

O resultado da seleção de curtas será divulgado no dia 1 de março. A programação audiovisual será integralmente gratuita e online através do site oficial do evento, como medida de segurança em decorrência da pandemia de COVID-19.

Enock Carvalho explica um pouco mais sobre a linha curatorial: “Buscamos filmes que tratem do tempo presente para tentar vislumbrar possibilidades de futuro. Essa crise toda da pandemia nos fez olhar para tudo de outra maneira e eu acho que o cinema sempre refletiu a sociedade como um espelho. Queremos proporcionar um recorte de olhares que ajudem a pensar as crises contemporâneas e seus desdobramentos”.

FORMAÇÃO - Além da exibição de filmes, a mostra promoverá a oficina Críticas Urgentes, ministrada por Carol Almeida, crítica e curadora de cinema. A oficina será realizada de 10 a 16 de março para 20 participantes, que irão produzir pelo menos uma crítica durante a aprendizagem. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até 25 de fevereiro pelo site www.cinemadopresente.com. O resultado dos selecionados para a oficina será divulgado no dia 3 de março.

Matheus Farias, um dos idealizadores do projeto, destaca o ‘papel’ da oficina na programação: “Entendemos que a Mostra também deveria criar um ambiente favorável para que produções pudessem ser discutidas. A importância de treinar o olhar de novos talentos, oferecendo as bases e os principais códigos da crítica cinematográfica no formato de uma oficina é um dos frutos desse projeto”.

Sobre os curadores
Enock Carvalho e Matheus Farias são roteiristas, diretores e produtores pernambucanos que atuam na Gatopardo Filmes. Dirigiram juntos três curtas-metragens, exibidos em mais de 80 festivais ao redor do mundo. O mais recente deles, “Inabitável”, foi selecionado para o Festival de Sundance, nos Estados Unidos, tendo sido o único curta-metragem pernambucano selecionado para o Festival em toda a sua história. “Inabitável” foi premiado em diversos festivais brasileiros, incluindo os Festivais de Gramado e de Brasília, acumulando 12 prêmios ao longo do segundo semestre de 2020. Atualmente desenvolvem o roteiro do primeiro longa-metragem.

Juliana Soares é curadora e coordenadora de programação, formada em Cinema e Audiovisual e mestra em comunicação pela UFPE. É diretora e roteirista dos curtas-metragens “Rosário” (2019, Vilarejo Filmes), e “Tainara”, em fase de captação de recursos, coroteirista do longa-metragem “Fim de Semana no Paraíso Selvagem”, de Pedro Severien (Inquieta Filmes) e co-roteirista da série de animação infantil “Ilha dos Sabiás” (Carnaval Filmes). Além de roteirista e curta metragista, atua principalmente na área de produção executiva, tendo passado por produtoras como Cinemascópio Filmes, Carnaval Filmes e Ateliê Produções, sediadas no Recife.

Serviço
Mostra Cinema do Presente
Site: www.cinemadopresente.com
Inscrições gratuitas de curtas até 18 de fevereiro
Inscrições gratuitas na oficina até 25 de fevereiro
Realização da oficina de Críticas Urgentes de 10 a 16 de março
Exibição gratuita de filmes de 10 a 13 de março

< voltar para Formação Cultural