Oficina de Fotografia Bordada segue com inscrições abertas
Ministrada por Laís Domingues, a oficina tem como objetivo despertar a criatividade através das intervenções com linhas e agulha em imagens fotográficas
Postado em: Artes Visuais | Formação Cultural
Laís Domingues/Divulgação

Amante da fotografia analógica e dos processos artesanais, a artista busca em seus trabalhos desenvolver processos palpáveis através de intervenções em filmes e fotos impressas
Como criar e expressar sentimentos que não podem ser fotografados? É com esta pergunta que a artista plástica Laís Domingues ministra a Oficina de Fotografia Bordada, cujas aulas serão realizadas na Caverna Lunar, na Encruzilhada, e terão início no próximo dia 5 de maio. As inscrições seguem abertas e devem ser feitas através do e-mail cavernalunar@gmail.com.
Os alunos enviarão no momento da inscrição duas fotografias em preto e branco, de preferência de sua autoria, e durante as aulas serão ensinados pontos de bordados, tipos de agulha, tipos de impressão, além de referências visuais e dicas para que os participantes possam criar sua primeira fotografia bordada.
Laís Domingues/Divulgação

Durante as aulas serão ensinados pontos de bordados, tipos de agulha, tipos de impressão, além de referências visuais e dicas para que os participantes possam criar sua primeira fotografia bordada
A oficina teve sua primeira edição em São Paulo, em setembro de 2017, e está com um formato de imersão, passando de 4 horas para 8 horas de aula. “A proposta é ajudar os participantes a imergirem no mundo das linhas, conseguindo desenvolver suas ideias com mais tranquilidade”, explica Laís Domingues.
Recifense, de 25 anos, teve o primeiro contato com a fotografia profissional em 2011 desde então não deixou de se aproximar das artes visuais. Residiu quase três anos em Buenos Aires estudando cinema, fotografia e gestão cultural, voltou no final de 2014 para Recife e desde então vem colocando o que aprendeu em prática na sua cidade natal.
Laís Domingues/Divulgação

Até aqui, Laís Domingues já facilitou seis edições da oficna, três no Recife e três em São Paulo
Atualmente trabalha com fotografia, vídeo e bordado além de fazer parte da equipe de produção e curadoria de exposições e oficinas do ateliê Caverna Lunar, localizado em Recife.
Amante da fotografia analógica e dos processos artesanais, a artista busca em seus trabalhos desenvolver processos palpáveis através de intervenções em filmes e fotos impressas.
Em meio a esses experimentos descobriu as linhas e o bordado e desde 2015 vem se dedicando ao bordado em fotografia. Até aqui, já facilitou seis edições da oficina, três no Recife e três em São Paulo. “E pretendo continuar compartilhando esse fazer manual e ancestral aguçando os sentidos e a memória de cada participante através dessa união inesperada entre papel e linha, fotografia e bordado”, conta ela.
Serviço
Oficina de Fotografia Bordada, com Laís Domingues
Início das aulas: 5 de maio de 2018
Rua Doutor José Higino Ribeiro Campos, 114 – Encruzilhada, Recife – PE.
Valor da inscrição: R$150,00 (Material incluso)
Inscrições e outras informações: cavernalunar@gmail.com