Oficina gratuita em Caruaru orienta sobre gestão e planejamento estratégico para museus
Atividade integra projeto aprovado no Funcultura e vai colaborar com o plano museológico do Museu do Barro
Postado em: Formação Cultural | Funcultura | Fundarpe
Caruaru recebe, no próximo dia 30 de maio de 2025, uma oportunidade para quem deseja se aprofundar na área museológica e de gestão cultural. A oficina “Gestão e Planejamento Estratégico em Museus” será realizada das 9h30 às 17h, no auditório da Secretaria da Mulher de Caruaru (Rua dos Expedicionários, 30 – Centro), e será ministrada pelo museólogo Elinildo Marinho.
A iniciativa integra o projeto “Elaboração do Plano Museológico do Museu do Barro de Caruaru (MUBAC)”, aprovado no Funcultura Geral 2021/2022 (Processo nº 10858-149294), reforçando a importância do fomento estadual na valorização e qualificação da cultura pernambucana.
A participação é gratuita, com vagas limitadas. Quem se inscrever, mas não conseguir uma vaga presencial, receberá um e-mail com o link da oficina online, além de data e horário para acompanhar a atividade. E mais: quem não puder se inscrever poderá assistir à aula posteriormente, através do canal do YouTube do Mapa Cultural de Pernambuco.
Mas afinal, o que é um plano museológico? Trata-se da visão estratégica que orienta o museu pelos próximos 10 anos — uma verdadeira aula sobre como definir metas, organizar ações e fortalecer o papel das instituições museais na sociedade. Nesta oficina, além de aprenderem sobre o tema, os participantes também poderão contribuir com opiniões e sugestões que irão compor o novo plano do Museu do Barro de Caruaru.
O público-alvo inclui profissionais de museus, pontos de memória, espaços culturais, mestres e mestras da cultura popular, estudantes e demais interessados em museologia, memória, patrimônio e gestão culturalAs inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo formulário online: Clique aqui para se inscrever.
O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Caruaru, da Secretaria da Mulher e do próprio MUBAC. O incentivo é do Funcultura – Governo de Pernambuco, política pública que fortalece ações culturais em todo o Estado.
