Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Oficinas gratuitas de audiovisual são oferecidas em Belo Jardim

Juarez Ventura/Divulgação

Localizada no Agreste, a cidade Belo Jardim recebe o 7º Cine Jardim – Festival Latino-Americano de Cinema, que acontece entre os dias 22 e 27 de maio. Com o tema “Cinema e Identidade”, essa edição traz duas oficinas gratuitas: Documentando e Crítica de Cinema para Formação do Júri Jovem. Voltadas para jovens a partir dos 15 anos, as atividades são gratuitas e têm vagas limitadas. Os interessados poderão se inscrever pelo perfil do Instagram: @cinejardim.

Entre os dias 22 e 26 de maio, a Oficina Documentando pretende apresentar aos alunos o gênero documentário, utilizando essa linguagem como uma ferramenta de preservação e resgate à memória. Além disso, vai ser possível debater e refletir sobre o audiovisual, os valores imateriais da região e realizar atividades que estimulem a criatividade e sensibilidade dos participantes. A oficina facilitada por Marlom Meirelles acontece das 14h às 17h, na Escola de Artes Integradas do Instituto Conceição Moura (ICM). Como resultado do projeto, a turma vai realizar um documentário digital.

Já a oficina Crítica de Cinema para Formação do Júri Jovem é específica para os alunos da Escola Estadual Professora Maria Galvão que desejam entender a importância e a função da crítica cinematográfica para o enriquecimento da experiência com os filmes. Nos encontros, o facilitador André Guerra vai trazer para os participantes os elementos da linguagem fílmica de maneira acessível. As inscrições podem ser realizadas na própria secretaria da instituição e as aulas acontecem nos dias 23, 24 e 25 de maio, das 13h às 16h.

O Cine Jardim – Festival Latino-americano de Cinema de Belo Jardim é uma realização da Pontilhado Cinematográfico e do Instituto Conceição Moura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução. Conta com o patrocínio da Moura e parcerias da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), por meio da Pró-Reitoria Comunitária e de Extensão, do Instituto Humanitas da Unicap, do Armazém Coral Acha Aqui, Mistika, CiaRio e VouSer Acessibilidade.

Serviço

Oficina Documentando
Quando: 22 a 26 de maio, das 14h às 17h
Horário: Público-alvo: jovens a partir dos 15 anos
Carga horária: 15 horas
Local: Escola de Artes Integradas do Instituto Conceição Moura
Número de vagas: 20

Oficina Crítica de Cinema para Formação do Júri Jovem
Quando: 23 a 25 de maio, das 13h às 16h
Público-alvo: jovens a partir dos 15 anos da Escola Professora Maria Galvão
Carga horária: 9 horas
Local: Escola Estadual Professora Maria Galvão
Número de vagas: 30

< voltar para Formação Cultural