Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Professores da rede pública de Belo Jardim participam de formação sobre antirracismo

Com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, o Festival Mojubá 2022 realiza sua primeira atividade nesta quarta-feira (9), com um evento de formação com professores de escolas públicas de Belo Jardim. O tema “Por uma educação antirracista nas escolas públicas de Belo Jardim” será debatido com as facilitadoras Kaká Bezerra e Maéve Oliveira, integrantes do Coletivo Desabrochar, das 8h às 12h, no auditório da Escola Professor Donino.

O objetivo da formação é questionar os educadores da rede pública a forma como a história do povo preto é contada nas salas de aula. “Como são tratadas as Datasus comemorativas relativas ao preto? Que tipo de referência sobre o assunto o professor traz para a sala de aula? Como lidar com os relatos de preconceito racial? Essas são algumas das perguntas que vão nortear o nosso encontro”, explica Kaká Bezerra.

Neste mês de novembro, a programação do festival continua com palestras sobre racismo, no período de 14 a 18, nas escolas municipais de Belo Jardim. O Festival Mojubá é realizado desde 2019 pelo Coletivo Feminista Desabrochar e tem a proposta de enaltecer e fomentar a cultura do povo negro do município. Em dezembro, vai contar também com debates, audiovisual, apresentações, exposição, feira de economia criativa e shows.

O Festival Mojubá conta com o apoio do Instituto Conceição Moura e vai desenvolver ações de acessibilidade. A grade de atrações é composta exclusivamente por artistas negras e negros de Belo Jardim e região. O nome do projeto vem da língua Yorùbà. O termo original é Mo júbà e significa “eu te respeito” ou “eu te estimo”.

< voltar para Formação Cultural