Roda de diálogo reúne historiadores para debater o campo do Patrimônio Cultural
A atividade integra a programação da 15ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco e está agendada para acontecer na próxima sexta-feira (19), a partir das 15h, na Escola de Educação e Humanidades da Unicap, no Recife. O evento é aberto ao público. Não há necessidade de inscrição prévia
Postado em: Conselho de Preservação | Formação Cultural | Fundarpe
Em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC-PE) promove, nesta sexta-feira (19), a partir das 15h, a roda de diálogo “Historiadoras e Historiadores e o Campo do Patrimônio Cultural em Pernambuco”. A atividade, que vai acontecer na Escola de Educação e Humanidades da Unicap (Bloco B – 1º andar), no Recife, é aberta ao público e tem como objetivo situar o lugar do profissional de História na área de preservação do patrimônio.
“A ideia é estender as redes de atuação de historiadoras e historiadores num campo tão vasto e múltiplo, como o do patrimônio cultural em Pernambuco, prezando por uma perspectiva da história plural e democrática, comprometida em ampliar as vozes dos mais diversos sujeitos da sociedade”, diz o Diomedes Oliveira, organizador do evento, que é historiador e membro do CEPPC-PE, no segmento de Arqueologia, História e Museologia.
Costa Neto/Secult-PE/Fundarpe

O conselheiro Diomedes Oliveira é o organizador do evento, que reunirá historiadores na Unicap
CONVIDADOS - A roda de diálogo contará com a participação de Lívia Moraes e Silva (historiadora e servidora do Iphan-PE); Emanuela Sousa Ribeiro (historiadora e professora do Departamento de Museologia da UFPE e do Programa de Pós-Graduação em História da UFRPE); Glena Vieira (historiadora e arqueóloga atuante na produção cultural independente). “Com convidados que trabalham diretamente na área – nas universidades, órgãos públicos, conselho, produção cultural independente, queremos conversar, sobretudo com estudantes de História, para pensarmos juntos nas possibilidades de atuação nesses espaços”, adianta Oliveira. A mediação do debate será conduzida pela historiadora, professora e coordenadora do curso de graduação em História da Unicap, Rosário Silva. Não há necessidade de inscrição prévia.
REUNIÃO SOLENE DO CEPPC-PE - Já nesta quinta-feira (18), às 10h, o CEPPC-PE organiza uma reunião solene com os Institutos Históricos de Pernambuco, na Academia Pernambucana de Letras – APL (Av. Rui Barbosa, 1596 – Graças, Recife – PE). O encontro tem como intuito discutir a participação e a contribuição das entidades na preservação do patrimônio cultural do Estado.
ATIVIDADE VIRTUAL - No dia 18 de agosto (quinta-feira), será exibido pelo canal oficial da Secult-PE/Fundarpe no YouTube (www.youtube.com/secultpe) uma apresentação dos projetos contemplados pelo Funcultura, na área de Patrimônio Cultural. A partir das 14h30, serão apresentados os projetos: “Preservação da Memória de Arquivo Dom José Lamartine da Arquidiocese de Olinda e Recife” e “Matriarcado e Memória: salvaguarda do patrimônio cultural do Terreiro Nagô Axé Talabi”.
Às 18h30, o canal oficial da Secult-PE/Fundarpe no YouTube vai transmitir a programação do 7º Seminário de Educação Patrimonial de Pernambuco – Patrimônio Ferroviário para além da escola, que contará com a participação de Cristina Meneguello (UNICAMP – SP), José Wagner dos Santos (Escola Estadual João Kopke – SP); mediação de Amanda Paraíso (GGPPC/Fundarpe); e, como debatedores, Nilson Rocha (GGPPC/Fundarpe) e André Cardoso (Museu do Trem/Fundarpe).
PROGRAMAÇÃO - A 15ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secult-PE/Fundarpe. Programado para acontecer entre os dias 15 e 30 de agosto de 2022, o evento conta com a participação de 31 municípios pernambucanos e mais de 209 atividades, que envolvem ações educativas, cursos, exposições, lançamento de livros, oficinas, palestras, rodas de diálogo, seminários e visitas guiadas. Clique aqui e confira a programação completa.
Serviço
Roda de diálogo “Historiadoras e Historiadores e o Campo do Patrimônio Cultural em Pernambuco”
Quando: 19 de agosto de 2022 (sexta-feira), às 15h
Onde: Escola de Educação e Humanidades da Unicap (Bloco B – 1º andar) – Rua do Príncipe, 526 – Boa Vista – Recife/PE
Aberto ao público. Não há necessidade de inscrição prévia