Seminário abordará soluções para impactos no Rio Capibaribe
Evento é gratuito acontece na sexta-feira (20), no Museu da Cidade do Recife.
Postado em: Formação Cultural
Estão abertas, até a quinta-feira (19), as inscrições para o seminário ‘Território Capibaribe: a (Re)conexão do rio ao cotidiano das pessoas’. O evento é gratuito e será realizado no Museu da Cidade do Recife, na próxima sexta-feira (20), a partir das 9h, sendo uma iniciativa do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Capibaribe – COBH Capibaribe.
Possuindo como objetivo debater soluções para impactos causados no rio, como a falta de estrutura em redes de esgoto nas regiões que o rio atravessa, entre outras problemáticas envolvendo hábitos que ocasionam em poluição, o seminário tem por base abordar questões que favoreçam o equilíbrio da situação ambiental existente na bacia hidrográfica. Estarão participando representantes de movimentos sociais, pesquisadores e técnicos de prefeituras.
As inscrições podem ser realizadas pelos telefones (81)3355-5805 e 9488-6713, ou pelo e-mail: seminariocapibaribe@gmail.com. O evento é uma realização em parceria com a Agência de Águas e Climas (APAC), Prefeitura do Recife e Universidade Federal de Pernambuco, por meio do Parque Capibaribe.
Confira a programação do seminário:
Sexta-feira, 20 de março
Local: Museu da Cidade do Recife (Praça das Cinco Pontas, s/nº, Bairro de São José, no Recife).
9h | Abertura: Rio Capibaribe, um rio, muitos cenários.
Paulo André Dias da Silva (presidente do COBH Capibaribe), Geraldo Julio (prefeito do Recife), Anísio Brasileiro (reitor da UFPE), Marcelo Asfora (Presidente da APAC) e representantes do Ministério do Meio Ambiente e da ANA-Agência Nacional da Água.
10h30 | Coffee break
10h45 | Apresentação do Projeto Parque Capibaribe – Caminho das Capivaras
Profª Circe Monteiro (UFPE)
12h | Almoço
14h | Capibaribe: suas paisagens e seus desafios
Apresentação da Expedição Capibaribe e do exemplo da Lavanderia Mamute (Toritama)
14h20 | Aplicação de Análise Swot na Bacia do Rio Capibaribe
Identificação das forças, fraquezas, oportunidades e perigos, na visão de cada município presente.
16h | Coffee break
16h15| Debate
17h | Solenidade de encerramento do Seminário, com abertura da Exposição ‘CAPIBARIBE MEU RIO’, mostra com 50 imagens do acervo do Museu da Cidade e vídeos que retratam o Rio em seu curso e convidam à participação interativa do público, com ações educativas.
