Tiê causa frisson em visita a escola de Garanhuns
Postado em: Festival de Inverno | Formação Cultural | Música
por Leonardo Vila Nova
Smartphones em punho… dezenas de alunos numa ansiedade incontrolável, com corações palpitando e olhos vidrados na porta por onde entraria uma visitante muito esperada. No pátio interno da Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra, o frisson era tamanho! Entre gritos eufóricos e extasiados, os alunos da unidade de ensino, em Garanhuns, receberam, nesta sexta (24), a cantora Tiê, que veio conversar um pouco sobre sua vida e carreira com os jovens.
A escola estava toda preparada para receber a paulistana, que encerrou a série de visitas que artistas da programação do FIG fizeram a escolas públicas em Garanhuns, iniciativa conjunta das secretarias estaduais de Cultura e de Educação. Participaram também da ação Fafá de Belém, Quinteto Violado, Joanna e Silvério Pessoa. Tiê foi recebida com música executada por alunos da escola e por um poema recitado por um dos professores. O bate-papo girou em torno de vários assuntos ligados à cantora: como começou na música, como surgiram algumas de suas composições, quais suas influências, como foi sua vida estudantil, entre outros. Até pedido de casamento ela recebeu!
Os alunos participaram ativamente do momento, num rodízio de perguntas. Maria Cecília e Maria Fabiana, ambas com 24 anos, já cursam a universidade, mas estavam lá, pra ver e conversar um pouquinho com Tiê. Fizeram perguntas pra cantora e estavam radiantes com o momento. “O trabalho dela é excelente. E a ideia de trazê-la tão próximo ao público foi muito boa, com essa recepção que ela teve, principalmente“, disse Cecília. “Quando a gente teria essa oportunidade de chegar e ter essa conversa quase ao pé do ouvido com ela?“, emendou Fabiana.
E, como não poderia deixar de ser, Tiê cantou. Um pocket-show, praticamente. Quatro canções do seu repertório – Se Enamora, Entregue-se, A Noite e Chá Verde – acompanhadas pelo coro pleno de estudantes. Professores também não ficaram de fora. E, antes de se despedir, a já tradicional selfie, com todos se espremendo para aparecer mais perto da cantora. Tiê deixou a escola bem surpreendida com o que acabara de viver.”Fiquei super emocionada com esse encontro, achei muito bonito! Ganhei até um travesseiro com a minha cara (risos)! Acho muito bacana (a iniciativa), pois permite um contato mais direto, fica mais natural e as pessoas podem fazer perguntas que realmente tem a ver com a gente. Foi demais!“
