Último módulo do Projeto Comunica com aulas sobre LSE para Filmes tem inscrições abertas
Com incentivo do Funcultura, aulas de Legendagem para Surdos e Ensurdecidos em Filmes são ministradas por Deise Medina e Marcelo Pedrosa
Postado em: Formação Cultural
Oportunidade de qualificação profissional para para quem deseja trabalhar com Acessibilidade Comunicacional em projetos audiovisuais no Sertão do Pajeú: o projeto Comunica abriu inscrições para seu terceiro e último módulo, LSE para Filmes, até segunda-feira (13), por meio de formulário on-line.
As aulas acontecem no formato híbrido, com encontros presenciais dias 17 e 18 de maio, em Afogados da Ingazeira (PE) e exercícios virtuais no período de 20 de maio a 14 de junho. Os encontros são orientados pelos pesquisadores e professores Deise Medina e Marcelo Pedrosa.
As inscrições são gratuitas e podem participar pessoas maiores de 18 anos, residentes na região, com e sem deficiência e com disponibilidade para acompanhar as aulas presenciais. Para mais informações basta entrar em contato pelo perfil no Instagram.
“Com a leis de incentivo ao audiovisual, o número de produções tende a crescer e será necessário a qualificação profissional para garantir a acessibilidade dos filmes. Vemos no Comunica não só uma oportunidade para fortalecer a inclusão, mas também uma possibilidade de gerar renda para pessoas da região por meio da qualificação para um mercado que avança”, explica Bruna Tavares, coordenadora pedagógica do projeto.
O projeto Comunica: Curso de Acessibilidade Comunicacional para Projetos Audiovisuais é uma produção da Pajeú Filmes, com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), da Secretaria Estadual de Cultura e do Governo de Pernambuco.
SOBRE OS FORMADORES DO MÓDULO 3 - Deise Medina é doutora em educação e mestre em letras e linguística pela Universidade Federal da Bahia g(UFBA) e Graduada em letras com língua inglesa pelo Centro Universitário Jorge Amado (UniJorge). É professora de língua inglesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). É líder do grupo de pesquisa em Estudos Linguísticos, Tradução e Acessibilidade (Lintra) do IFBA. Foi vice-líder do grupo de pesquisa em Tradução, Mídia e Audiodescrição (Tramad) da UFBA. É autora da Metodologia para Audiodescrição de Imagens Estáticas (Maie). Suas áreas de interesse são estudos da tradução, semiótica social e multimodalidade, tradução audiovisual e acessibilidade. Suas pesquisas se concentram nas áreas de audiodescrição de imagens estáticas e legendas para surdos e ensurdecidos (LSE). Atua como audiodescritora e legendista desde 2008.
Surdo, bilíngue e usuário do implante coclear, Marcelo Pedrosa é arquiteto e urbanista e tem como foco a adequação de acessibilidade ao meio físico. É pós-graduado em desenvolvimento urbano (MDU) na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e analista em desenvolvimento urbano da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), integra o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Recife (Comud-Recife), além de ser consultor de legenda para surdos e ensurdecidos e idealizador e ativista da campanha “Legenda para quem não ouve, mas se emociona!”.

