Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Websérie ensina um jeito simples e divertido de transformar lixo em arte

O artista plástico, educador e reciclador recifense Ermiro Augusto de Souza Lima Júnior, mais conhecido como Jacaré, com trajetória nas artes visuais e na educação ambiental, lança uma novidade para o meio digital. Uma websérie, com cinco oficinas virtuais, ensinando o passo a passo da produção de obras de arte, feitas com um tipo de lixo reciclável facilmente encontrado nos lares brasileiros.

As oficinas “Transformando Tudo com o Artista Jacaré” são resultado do projeto Atelieco Jacaré, contemplado pelo Funcultura. Com a chegada da pandemia, a iniciativa foi adaptada para um formato audiovisual e on-line. A série é mais uma parceria com Bianca Pimentel, que vem produzindo o artista desde 2015 e assina roteiro e direção na websérie.

O material já está disponível no YouTube e no site do artista. Tem por missão ajudar as pessoas em suas reciclagens caseiras e também ser uma ferramenta de apoio ecopedagógico nas escolas e ambientes de formação. Nas videoaulas, o artista ensina técnicas de modelagem em objetos tridimensionais, dá dicas sobre materiais e uso de ferramentas, além de incentivar a liberdade criativa dos internautas. O conteúdo, além de contar com uma versão traduzida para o inglês, tem legendas em português e Janela de Libras.

ARTISTA - Jacaré é, antes de tudo, um catador. Tipo de pessoa que não pode ver uma garrafa indo parar na lixeira, um móvel sendo largado numa esquina, uma lata sendo desprezada após o seu uso. Ele enxerga personagens e mil possibilidades de reaproveitar e transformar tudo em arte. Além de educador, é um formador de opinião e consciência ecológica que vem, desde a década de 80, atuando com arte e educação ambiental, criando e recriando obras de arte a partir do lixo.

Com um estilo que passeia livremente entre a essência do Naïf, a vibração da plástica psicodélica, além de pitadas de crítica à arte conceitual “pautada no materialismo e consumo da sociedade” ele pinta, desenha, faz esculturas, telas e mistura vários elementos da cultura pop e conceitos sustentáveis em suas peças.

Aos 63 anos, 40 dedicados exclusivamente à reciclagem e à arte, com um filme lançado internacionalmente e duas vezes premiado, Jacaré dá início a uma nova jornada, desta vez, mergulhando fundo no mundo digital.

Acompanhe as redes sociais do artista: Instagram: @artistajacare | Facebook: facebook.com/artistajacare | YouTube: www.youtube.com/channel/UCoDW0_g_fut2xMU2SnkRQUQ.

< voltar para Formação Cultural