Exposição fotográfica ‘Ovelhas’ entra em cartaz na Casa da Cultura
Mostra da jornalista pernambucana Priscila Urpia retrata mulheres infratoras da Colônia Penal Feminina do Recife
Postado em: Artes Visuais | Fotografia | Funcultura
Tiago Montenegro
Mulheres infratoras da Colônia Penal Feminina do Recife (CPFR), mais conhecida popularmente como “Bom Pastor” são retratadas na exposição fotográfica “Ovelhas” da fotógrafa e jornalista pernambucana Priscila Urpia. O dia a dia das reeducandas que vivem na unidade prisional é retratado na mostra exposta na Casa da Cultura Luiz Gonzaga, centro do Recife. A abertura da exposição acontece esta quinta- feira (13), às 18h. A curadoria é do fotógrafo Elvio Luiz dos Santos.
Em sua primeira exposição individual a artista evidencia um olhar humano sobre as mulheres que fazem do cárcere uma oportunidade de recomeço. Resultado de quatro anos de pesquisa no Bom Pastor, a iniciativa já rendeu um ensaio fotográfico intitulado As Ovelhas, no ano de 2014. Na exposição Ovelhas, além das 24 fotos, o expectador também terá acesso a relatos em áudio de algumas mulheres em conflito com a lei e audiodescrição integral das imagens expostas para o acesso aos deficientes visuais.
“O ser feminino desempenha vários papéis sociais, como o de esposa, mãe, trabalhadora, cidadã, entre outros. Qualquer atitude que infrinja esses padrões sociais de comportamento e civis é condenada. Algumas mulheres quando decidem enveredar pelo mundo do crime acabam desafiando esses padrões de conduta moral, sendo assim desconfiguradas à condição social e moral de cidadã, perdendo funções”, detalha a fotógrafa sobre sua experiência com as reeducandas.
Sobre a escolha da Casa Cultura para receber a exposição no Recife a artista ressalta que o local dialoga com a concepção do projeto. “Idealizei um espaço que tivesse uma relação com confinamento, para que as pessoas possam fazer a correlação com as reeducandas e com o Bom Pastor. A Casa da Cultura, antiga Casa de Detenção do Recife, que permaneceu por mais de um século como a mais importante penitenciária de Pernambuco é um equipamento cultural de resistência e com histórias importantes”, explica. A Colônia Penal Feminina do Recife foi o primeiro local do Recife a receber a Ovelhas.
A exposição fotográfica Ovelhas conta com incentivo do Funcultura/Fundarpe, Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco e com o apoio institucional da Secretaria de Ressocialização do Estado de Pernambuco (SERES), Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Governo de Pernambuco, da Fundarpe, e da Casa da Cultura Luiz Gonzaga. Entre as cidades que já receberam a exposição, estão João Pessoa (PB), Taquaritinga do Norte (PE), São Paulo (SP) e Olinda.
Sobre Priscila Urpia
Graduada em Comunicação Social – Jornalismo cursa especialização em Estudos Cinematográficos na Unicap. É assessora de imprensa e de comunicação, fotógrafa documental, produtora, realizadora, curadora e cineclubista. Realiza assessorias de imprensa e curadorias de festivais, mostras e projetos de cinema, além de participar de júris de diversos festivais/mostras do país. Integra a diretoria colegiada da Associação Brasileira de Documentaristas de Pernambuco / Associação Pernambucana de Cineastas (ABD/APECI), da Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos da Imprensa de Pernambuco (ARFOC PE) do Movimento CineRuaPE. Atualmente trabalha com o projeto Ovelhas, exposição fotográfica que retrata o universo de mulheres encarceradas da Colônia Penal Feminina do Recife (Bom Pastor) e em seu primeiro livro, Relatos de Ovelhas.
SERVIÇO:
Exposição fotográfica Ovelhas
Abertura: 13 de dezembro | 18h
Visitação: 14 a 31 de dezembro de 2018 | Segunda a sexta das 9h às 19h; Sábados das 9h às 18h; Domingos das 9h às 14h
Casa da Cultura Luiz Gonzaga / Sala Jota Soares (Raio Sul): Rua Floriano Peixoto, S/N – Santo Antônio, Recife – PE(81) 3184 3152
Gratuito

