Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Exposição reúne fotógrafos da nova geração baiana no Mercado Eufrásio Barbosa

Com mais de cem imagens, projeto fica em cartaz de 11 de setembro a 13 de outubro de 2024 e também realizará visita guiada e oficinas gratuitas

Raimundo Cavalhier/Divulgação

Raimundo Cavalhier/Divulgação

Durante a programação da exposição, o fotógrafo Raimundo Cavalhier fará uma roda de conversa apresentando suas fotografias, que exploram o conceito de ancestralidade

Inaugura, nesta quarta-feira (11), a exposição Ecologia de Sentidos — Panorama da Fotografia da Bahia, no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa (CCMEB), equipamento em Olinda gerido pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), do Governo do Estado. O projeto é resultado de pesquisa do Instituto Casa da Photographia, de Salvador, que joga luz sobre a terceira geração da fotografia baiana, produzida a partir dos anos 2000. Além do evento de abertura, às 19h, a mostra promoverá visita guiada, nesta quinta-feira (12), às 10h, e duas oficinas a serem realizadas nesta sexta-feira (13) e neste sábado (14).

Ecologia de Sentidos — Panorama da Fotografia da Bahia reúne 104 fotografias de 26 artistas, que, guiados pelos sentidos de que “todo corpo é água, toda água é memória, tudo que é memória é sagrado”, revelam em seus registros influências decoloniais de resistência contra violências de gênero e de raça. A exposição, que é itinerante e, depois de Olinda, viajará para Natal (RN), São Luís (MA) e Salvador (BA), tem curadoria e organização de Marcelo Reis, que pesquisa a fotografia da Bahia.

“Diferentemente das demais gerações, essa última tem como questão central em suas obras a estética e as poéticas relacionais, deixando de lado a ideia de mundo exterior e potencializando os seus mundos interiores e as suas questões de vida contemporânea”, analisa Marcelo Reis, sobre o que o visitante poderá perceber na mostra.

Contemplado pela Bolsa Funarte de Artes Visuais Marcantonio Vilaça 2023, do Ministério da Cultura, o projeto é dividido em três eixos temáticos. Em “Corpo”, estarão expostas fotografias de Alex Oliveira, Ananda Nunes, Edgar Azevedo, Emanoel Saravá, Isabel Ramos, Lucas Moreira, Renan Benedito e também Akira Cravo (in memoriam). Falecido em novembro do ano passado, Akira é homenageado pela mostra.

No eixo “Memória” estarão imagens de Adalton Silva, Adriano Machado, Cristina Cenciarelli, Helen Salomão, Juh Almeida, Ivã Coelho, Paulo Coqueiro, Raimundo Cavalhier e Shai Andrade. Já em “Sagrado”, trabalhos de Andrea Fiamenghi, Arthur Seabra, Elis Tuxá, Ismael Silva, Gilucci Ogunyomí, Hugo Martins, Leila Chandani, Tacun Lecy e Vinicius Xavier.

“O Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa se alegra em receber esta exposição, que possibilita à gente estabelecer novos diálogos com a Bahia, através da nova geração da fotografia baiana. É uma forma de acessarmos a arte dos nossos vizinhos”, comenta Camila Bandeira, diretora-geral de Promoção da Economia Criativa da Adepe, que administra o CCMEB.

Juh Almeida/Divulgação

Juh Almeida/Divulgação

A exposição reúne 104 fotografias de 26 artistas, como Juh Almeida, que estará no eixo Memória da mostra

OFICINAS - O público também poderá participar de duas oficinas, cada uma com duração de 10 horas e divididas entre a sexta-feira (13) e o sábado (14).“Autorretrato na Fotografia: Autoconhecimento e Expressão” propõe, por meio do autorretrato, que o participante transforme sentimentos e processos subjetivos em imagens com significados. Será ministrado pela fotógrafa Ananda Nunes.

Já em “Memórias Ancestrais”, o fotógrafo Raimundo Cavalhier fará uma roda de conversa entre os participantes por meio de suas fotografias, que exploram a ancestralidade. Na sexta-feira (13), o grupo caminhará pelas ruas de Olinda para capturar memórias com as câmeras. Já no sábado (14), as fotos serão apresentadas num debate em torno delas.

Ecologia de Sentidos — Panorama da Fotografia da Bahia ficará em cartaz no Mercado Eufrásio Barbosa até o dia 13 de outubro, quando então partirá para a sua próxima parada, a Pinacoteca Potiguar, em Natal (RN). A visitação é gratuita e pode ser feita de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

Serviço:
EXPOSIÇÃO
Ecologia de Sentidos — Panorama da Fotografia da Bahia”
Abertura oficial: 11/09, às 19h
Visita guiada: 12/09, às 10h
Em cartaz de 11/09/2024 a 13/10/2024
Visitação gratuita de terça-feira a domingo, das 9h às 17h

OFICINAS
“Autorretrato na Fotografia: Autoconhecimento e Expressão”
Facilitadora: Ananda Nunes
Faixa etária: acima de 18 anos
Carga horária: 10 horas
Horário: sexta-feira (13/09), das 9h às 12h e das 14h às 18h, e sábado (14/09), das 9h às 12h
Vagas oferecidas: 20 (por ordem de inscrição)
Local: Sala de Artes Visuais José Carlos Viana
Inscrições: link disponível na bio do Instagram @panoramadafotografiadabahia

< voltar para Fotografia