Fotógrafo recifense retrata cultura das feiras pernambucanas em exposição na Paraíba
Com “Feira da Quinta”, Iezu Kaeru presta homenagem aos trabalhadores de feiras e mercados públicos do Estado; projeto é incentivado pelo Funcultura e chega em João Pessoa nesta sexta-feira (30)
Postado em: Fotografia | Funcultura
Assinada pelo artista visual e multimídia Iezu Kaeru, “Feira da Quinta” chega na Paraíba, no Centro de Arte Contemporânea da UFPB em João Pessoa, nesta sexta-feira (30), com abertura às 15h. A exposição traz registros fotográficos e sensoriais das feiras livres de Pernambuco, especialmente da Feira da Quinta, em Garanhuns, da Feira de Beberibe e do Mercado de São José, no Recife. O projeto conta com incentivo do Funcultura, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico (Fundarpe) e da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE).
Nesta exposição, Iezu presta homenagem aos trabalhadores de feiras e mercados públicos do Brasil, com quem teve contato entre uma andança e outra, nas negociações e vivências realistas e viscerais, intensificando sua relação humana e artística em mais de 15 anos de envolvimento com as feiras livres, onde registrou momentos e contou histórias com suas lentes.
Sob a curadoria da fotógrafa e escritora Ana Lira, “Feira da Quinta” reúne imagens em diferentes formatos ampliadas em fine art, que provocam reflexões sobre a fotografia contemporânea brasileira, proporcionando experiência sensorial e promovendo diálogos entre repertórios culturais distintos. O projeto ainda pretende explorar o hibridismo de suportes e linguagens na documentação do cotidiano criando conexões entre histórias, lugares e personagens.
IMERSÃO
“Feira da Quinta”, além dos registros fotográficos expostos, ainda conta com uma instalação sonora-sensorial-multimídia, que reproduz, ininterruptamente, sonoridades captadas e vídeos artísticos produzidos nas feiras, ampliando o caráter interativo da obra.
Serviço:
Exposição fotográfica ‘Feira da Quinta’, de Iezu Kaeru e Curadoria de Ana Lira
Abertura: 30 de maio (sexta-feira), 15h
Visitação: 30 de maio a 30 de junho
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Endereço: Núcleo de Arte Contemporânea UFPB I Av. Trincheiras 275, Centro, João pessoa – PB
Entrada gratuita – Classificação Livre
