Fotógrafos pernambucanos levam mostra “Resistência Vaga-Lume” à galeria de Fortaleza
Postado em: Fotografia | Funcultura
Clara Simas/Divuçgação

“Jubileu”, de Clara Simas, é uma imagens que o público poderá conferir na mostra
Deste sábado (28) até o próximo dia 8 de julho de 2022, a Imagem Brasil Galeria, sediada em Fortaleza (CE), recebe a exposição ‘Resistência Vaga-Lume’. A mostra, que conta com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, reúne o trabalho de dez artistas pernambucanos e uma alemã: Carol Melo, Christina Schug, Clara Simas, Elysangela Freitas, Keila Vieira, Larissa Alves, Marcela Lins e Guilherme Benzaquen, Társio Alves, Tiago Lubambo e Tiago Duque.
Com curadoria de Mateus Sá e Eduardo Queiroga, a exposição busca mostrar, através da fotografia, o poder da transformação e da Resistência da arte por meio de vários atravessamentos pessoais, mas que reverberam coletivamente. Como a analogia dos vaga-lumes ressalta, a fotografia se apresenta nos trabalhos como um ato que estimula as pausas, as inconstâncias e as descontinuidades.
O grupo pernambucano nasceu em 2018 e teve sua primeira exposição realizada em 2019. A inspiração para batizar o coletivo e a exposição vem do livro “A sobrevivência dos Vaga-Lumes”, do filósofo francês Georges Didi-Huberman que também conduz a exposição que será apresentada em Fortaleza.
A continuidade da “Resistência Vaga-Lume” foi possível graças à aprovação do Funcultura, edital de incentivo à cultura de Pernambuco, que permitiu que os artistas levassem a exposição para uma cidade do nordeste brasileiro. Fortaleza foi a escolhida. “A cena cearense da fotografia sempre esteve em diálogo com a produção pernambucana, para o grupo será muito importante levar o trabalho para Fortaleza e ampliar esse diálogo, essa colaboração. A parceria com a Imagem Brasil Galeria também foi muito importante, pois nos acolheu assim que lançamos a ideia”, explica o curador Eduardo Queiroga.
Serão 10 obras compostas ao todo por 123 imagens que irão interagir com o público cearense, estimulando ideias de afeto, de permanência, de cidade, memória, identidade e é claro, de resistência.
LIVE - Nesta quinta-feira (26), às 19h, vai acontecer um bate-papo entre a equipe da Imagem Brasil Galeria e os artistas da exposição “Resistência Vaga-Lume”. A transmissão será pelo canal do YouTube da Imagem Brasil Galeria: youtu.be/6w5UQewaND0.
Serviço
Exposição “Resistência Vaga-lume – de 28 de maio a 8 de julho de 2022
Abertura: 28 de maio de maio de 2022 (sábado), às 9h30, e visita guiada, às 11h, com curadores e artistas.
Horário da galeria: segunda a quinta-feira, das 08h30 às 18h; sexta-feira, das 08h30 às 19h
Onde: Imagem Brasil Galeria (R. Rocha Lima, 1707 – Aldeota, Fortaleza – CE)