Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Lenice Queiroga inaugura a exposição “Lagarta Richelieu” em João Pessoa

Lenice Queiroga/Divulgação

Com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, a fotógrafa e designer pernambucana Lenice Queiroga inaugura, nesta quinta-feira (26), a exposição fotográfica ‘Lagarta Richelieu’ na Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). A abertura será às 19h, e a mostra ficará em cartaz até o dia 12 de março, na Galeria Archidy Picado.

‘Lagarta Richelieu’ é composta por fotografias que parte do livro homônimo da artista, que apresenta aspectos estético-históricos e socioeconômicos dos artesãos que se dedicam à produção de renda renascença. “As imagens expressam memórias coletivas de fazeres artesanais têxteis das rendeiras, rendeiros, desenhistas, feira da renda renascença de Pesqueira, etapas de produção da renascença, além das criações e experimentos da autora com suas instalações-riscos- murais. A pesquisa imagética foi realizada nas cidades de Pesqueira e Poção em Pernambuco e divisa na Paraíba”, conta Queiroga.

A exposição conta com 25 fotografias impressas em Canson e Canvas, uma projeção de fotografias em mídia digital e um vídeo sobre mestres da renascença, com acessibilidade em Libras. Apresenta ainda uma breve história da renda renascença dando destaque às pioneiras e, em especial, à mestra Lala, que é natural da Paraíba. Sobre a proposta do projeto, a autora diz “todos esses elementos juntos são para o público experienciar e refletir sobre o universo da renda renascença”.

Em fevereiro, a idealizadora da mostra irá realizar uma série de rodas de diálogos sobre a exposição para jovens de escolas estaduais nas cidades de João Pessoa, São Sebastião do Umbuzeiro, Zabelê, Monteiro (PB) e em Pesqueira (PE).

Lenice Queiroga - Fotógrafa, artista visual e designer. Tem especialização em Design da Informação e graduação em Artes Visuais – Arte Educação. Tem atuado em vários projetos nas áreas de Design Sustentável, Artes Visuais, Arte-Educação utilizando múltiplas linguagens como fotografia, design, dança, moda e vídeo. Em 2012, realizou o inventário imagético-autoral sobre o universo da renda renascença em Pesqueira e Poção, resultando no livro “Lagarta Richelieu”, que foi publicado em 2013, com o incentivo do Funcultura e apoio da Gráfica Santa Marta. A publicação recebeu Menção Honrosa no 1º Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho, em 2016.

< voltar para Fotografia