Pernambuco vai receber a exposição “Japonésia”, capitaneada pela Japan House
Postado em: Fotografia
Depois de passar pelas cidades de São Paulo, Curitiba e Belém, a exposição “Japonésia” desembarca pela primeira vez no Nordeste em junho, mais precisamente no Museu Cais do Sertão, no Recife, estendendo sua itinerância pelo Brasil. Concebida pela Japan House São Paulo – instituição criada pelo governo japonês para difusão da cultura nipônica -, a mostra apresenta as particularidades do arquipélago japonês, ressaltando sua diversidade de paisagens e de cultura, por meio de 74 fotografias do japonês Naoki Ishikawa, considerado um dos artistas mais relevantes no cenário atual da fotografia no Japão.
Para a viabilização dessa agenda, a Japan House São Paulo e o Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, Empetur e Cais do Sertão, assinaram um Acordo de Cooperação. Estiveram presentes a primeira-dama, Ana Luiza Câmara, a secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco, Milu Megale, o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista, a gerente do Museu Cais do Sertão, Maria Rosa Maia e o presidente da Japan House São Paulo, Eric Klug.
A escolha pela capital pernambucana como destino da exposição no país levou em consideração as pulsantes cenas cultural e tecnológica registradas na cidade, além de sua relação particular com a água. “Com sede física na Avenida Paulista (SP), a Japan House São Paulo acaba de completar cinco anos de existência apresentando a pluralidade do Japão em diversas áreas como Turismo, Educação, Gastronomia, Moda, Tecnologia e Negócios. Estar em Recife, especificamente no Cais do Sertão, neste momento de celebração é uma honra imensa para nós, uma vez que temos uma nova oportunidade de troca de saberes e cultura nesta cidade tão rica, diversa e com uma conexão referencial com as suas águas do mar, assim como o Japão que Naoki Ishikawa apresenta por meio de suas fotos”, destaca Eric Klug.
Com curadoria de Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da Japan House São Paulo, “Japonésia” estreia no museu Cais do Sertão no dia 22 de junho e fica em cartaz até 28 de agosto de 2022.
