Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Estão abertas as inscrições da oficina “A Poética Matriarcal dos Orixás”, em Arcoverde

Talles Ribeiro/Divulgação

Com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, a pesquisadora, arte-educadora e atriz pernambucana Agrinez Melo comanda a oficina A Poética Matriarcal dos Orixás, no próximo sábado (29), , das 9h às 12h, em Arcoverde. Gratuita, a atividade acontecerá na Estação da Cultura. Os interessados poderão se inscrever virtualmente, por meio do formulário disponível no link: forms.gle/FspUxmrE5kk8sqMF6. A iniciativa é uma ação de fruição e compartilhamento de conhecimentos, que tem como foco o corpo, a ancestralidade e o teatro.

A formação bordará possibilidades de criação cênica a partir de um teatro ancestral, alicerçado na energia dos orixás e encantados. A ação é direcionada para atores/atrizes/xs, bailarino/as/xs, performers, contadoras/es de histórias, estudantes, pesquisadores da matriz africana e pessoas interessadas em vivenciar a criação cênica através da matriz afropindorâmica. Podem se inscrever pessoas a partir dos 16 anos, com ou sem experiência, residentes em Arcoverde ou cidades vizinhas.

A oficina faz parte do projeto de pesquisa Agbara Ara: Dramaturgia dos Orixás como possibilidades de novas narrativas para a cena, e tem o objetivo de contribuir para a formação artística de grupos e estudantes da cidade. A Poética Matricial dos Orixás e Encantados nasce da pesquisa realizada por Agrinez Melo, sobre as multipossibilidades de criação cênica, onde o ara(corpo) estejam em evidencia de forma descolonizada e em criação decolonial. Para mais informações: (81) 99505-4201.

< voltar para Funcultura