Espetáculo “O Irôko, a Pedra e o Sol” reestreia no Teatro Hermilo Borba Filho
Postado em: Funcultura
Com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, o Grupo O Poste Soluções Luminosas reestreia, nos próximos dias 2, 3, 4 de junho (sexta-feira e sábado, às 19h; domingo, às 18h), o espetáculo O Irôko, a Pedra e o Sol, no Teatro Hermilo Borba Filho. Com sessões gratuitas, a peça conta com um elenco inteiramente de artistas negros. Já a trilha sonora é composta e tocada ao vivo pelo Grupo Bongar. No palco, os atores exploram temas como racismo, intolerância religiosa e homofobia.
A montagem é baseada numa história de uma paciente HIV de Itapipoca, sertão do Ceará, que foi abandonada pela família durante um mês num hospital público, porém antes de interná-la os vizinhos em conjunto com os pais derrubaram o banheiro que a jovem tinha utilizado, separaram copos e outros objetos e isolaram-na dentro de um quarto.
“A partir desse fato eu fiquei muito inquieto, e o teatro é o caminho onde eu posso falar, escrever e denunciar. E aí surgiu a história de um casal de jovens que têm um relacionamento homoafetivo e a comunidade descobre e os impede, os trancando. Então o espetáculo explora essas duas questões: A questão racial, através de um quilombo evangelizado e doutrinado, e a pessoa LGBT na sociedade”, disse Samuel Santos, diretor do espetáculo.
A peça, que já circulou com apresentações únicas pelo Estado, passando pelas cidades de Garanhuns, Jaboatão dos Guararapes e Arcoverde, venceu, em 2022, o Prêmio Nacional Sesc de Artes Cênicas. “Protagonizar esse espetáculo nesse contexto, num país onde nossos corpos são perseguidos, discriminados e aniquilados e a arte é desvalorizada, é um desafio e faz a obra ser indispensável para o debate social”, declarou Ariel Sobral, intérprete do personagem Severino.
Serviço
Reestreia do espetáculo O Irôko, a Pedra e o Sol
Quando: 2, 3, 4 de junho de 2023 (sexta-feira e sábado, às 19h; domingo, às 18h)
Onde: Teatro Hermilo Borba Filho (Cais do Apolo, 142 – Recife/PE)
Sessões gratuitas
