Janela Internacional de Cinema divulga lista dos curtas selecionados para a mostra competitiva
O festival cinematográfico, que conta com incentivo do Funcultura, acontecerá entre os dias 5 e 16 de novembro, no Cinema São Luiz
Postado em: Audiovisual | Festival de Inverno | Funcultura
O Festival Janela Internacional de Cinema do Recife divulgou, na manhã desta segunda-feira (19), o resultado da seleção da mostra competitiva de curtas, nas categorias nacional e internacional, que acontecerá dentro da programação da mostra entre os dias 6 e 15 de novembro, no Cinema São Luiz. Viabilizado pelo Governo do Estado de Pernambuco, através do incentivo do Funcultura, e com patrocínio da Petrobras, a 8ª edição do evento contará com 964 trabalhos de 22 países, que foram submetidos a processo seletivo.
Destes, foram selecionadas 44 obras de onze países, sendo 23 curtas brasileiros e 21 estrangeiros. Participaram da seleção de curtas nacionais os cineastas Leonardo Lacca e Leonardo Sette, o jornalista e pesquisador Rodrigo Almeida e o roteirista Luiz Otávio Pereira. A comissão de curtas internacionais foi formada pelo ator Fábio Leal e pelo sócio da Cinemascópio Produções, Winston Araújo. A curadoria contou com a supervisão de Luís Fernando Moura, coordenador de programação do Janela.
Victor Jucá/Divulgação

23 curtas brasileiros e 21 estrangeiros integram a programação do Janela Internacional neste ano
Na mostra nacional, participam curtas de nove estados e do Distrito Federal. De Pernambuco, foram selecionados dois trabalhos: A Clave dos Pregões, de Pablo Nóbrega (selecionado da Mostra de Tiradentes em 2014, além do Festival Internacional de Curtas de São Paulo deste ano) e Superquadra-Sací, de Cristiano Lenhardt (destaque em importantes mostras de videoarte, como o Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil).
O curta mineiro Quintal, de André Novais Oliveira, selecionado para a mostra Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes deste ano; A Outra Margem, produção do Mato Grosso dirigida por Nathália Tereza, prêmio de direção no último Festival de Cinema de Brasília; e o Lembranças de Mayo, de Flávio C. von Sperling, curta também mineiro que fará sua estreia nacional na programação do Janela, são alguns outros destaques.
Entre os filmes internacionais, há um domínio das produções portuguesas, com seis títulos ao todo. Exibido no Festival de Berlim deste ano, Iec Long, de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata (parceiros em longas como O Fantasma, de 2000, e A Última Vez que Vi Macau, de 2012), apresenta-se como uma das sessões mais aguardadas. Mas também marcam presença títulos com novos olhares, premiados mundo afora, a exemplo da produção inglesa A Field Guide to the Ferns, da diretora de origem palestina Basma Alsharif, uma das surpresas na Berlinale deste ano, e o russo The Shadow of Your Smile, de Alexei Dmitriev, um trabalho de três minutos de duração que atrai por sua experimentação fílmica.
Há, ainda, expectativa pela mais nova produção do diretor bielorrusso Sergei Loznitsa, conhecido mundialmente pelo longa Na Neblina, com o documentário The Old Jewish Cemetery (Holanda), de 2014. “Os curtas internacionais exibem uma diversidade geográfica e uma riqueza muito grande na forma de se fazer cinema. Eles não se fecham em um estilo nem uma pesquisa específica, mas abrem para todo tipo de experimento e duração”, explica Luís Fernando Moura. “Entre os nacionais, chama a atenção que Minas Gerais e Ceará continuam sendo fonte para alguns dos filmes mais interessantes no cenário de curta-metragem brasileiro”, disse.
Os curtas vão competir nas categorias melhor som, montagem, imagem e melhor filme. Veja abaixo a lista dos selecionados:
Curtas-nacionais
A Clave dos Pregões (Pernambuco), de Pablo Nóbrega
A Festa e os Cães (Ceará), de Leonardo Mouramateus
A Invenção da Noite (Paraná), de Tomás von der Osten
A Outra Margem (Mato Grosso do Sul), de Nathália Tereza
Biquini Paraíso (Ceará), de Samuel Brasileiro
Cidade Nova (Ceará/Distrito Federal), de Diego Hoefel
Command Action (São Paulo), de João Paulo Miranda
De Terça pra Quarta (Ceará), de Victor Costa Lopes
E (São Paulo), de Alexandre Wahrhaftig, Helena Ungaretti e Miguel Antunes Ramos
Estudo de Persistência (Paraná), de Krefer
História de Abraim (São Paulo), de Otavio Cury
Imóvel (Rio de Janeiro), de Isaac Pipano
Lembranças de Mayo (Minas Gerais), de Flávio C. von Sperling
Macapá (Maranhão), de Marcos Ponts
MoBios (São Paulo), de Carlos Eduardo Nogueira
No Dia em que Lembrei da Viagem a Bicuda (Rio de Janeiro), de Vitor Medeiros
Outono Celeste (Rio Grande do Sul), de Iuri Minfroy
Outubro Acabou (Rio de Janeiro/Portugal), de Miguel Seabra Lopes e Karen Akerman
Quintal (Minas Gerais), de André Novais Oliveira
Rapsódia para o Homem Negro (Minas Gerais), de Gabriel Martins
Retrato de Carmen D. (Rio de Janeiro), de Isabel Joffily
Submarino (São Paulo), de Rafael Aidar
Superquadra-Sací (Pernambuco), de Cristiano Lenhardt
Curtas Internacionais
A Glória de Fazer Cinema em Portugal/The Glory of Filmmaking in Portugal (Portugal), de Manoel Mozos
A Field Guide to the Ferns (Inglaterra), de Basma Alsharif
Caravan (Austrália), de Keiran Watson-Bonnice
Cinema (Portugal), de Rodrigo Areias
Coro dos Amantes/Chorus (Portugal), de Tiago Guedes
Estratos de la Imagen/Strata of the Image (Espanha), de Lois Patiño
Fora da Vida/On the Side (Portugal), de Filipa Reis e João Miller Guerra
Fuligem/Soot (Portugal), de David Doutel e Vasco Sá
Iec Long (Portugal), de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata
I’m in Pittsburg and It’s Raining (EUA), de Jesse McLean
La Fin du Dragon/The Dragon’s Demise (França), de Marina Diaby
La Impresión de una Guerra/Impression of a War (Colômbia), de Camilo Restrepo
Livreur/Delivery (Bélgica), de Vladilen Vierny
Par ce Chemin Descendent les Ombres/Shadows (França), de Didier d’Abreu
Riot (EUA), de Nathan Silver
The Old Jewish Cemetery (Holanda), de Sergei Loznitsa
The Shadow of Your Smile (Rússia), de Alexei Dmitriev
The Vast Landscape (Croácia), de Lea Vidakovic
Under the Heat Lamp an Opening (EUA), de Zachary Epcar
Wayward Fronds (EUA), de Fern Silva
Why? (Israel), de Nadav Lapid