Projeto “Nove Solos” lança convocatória para artistas visuais que queiram discutir o isolamento social
Postado em: Artes Visuais | Funcultura
Com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, o projeto Nove Solos lança, na próxima segunda-feira (22), uma convocatória destinada a artistas visuais pernambucanos ou residentes no Estado, que aceitem o convite para se debruçar sobre o isolamento gerado pela pandemia, tomando livremente como referência os países cujas fronteiras permaneceram abertas para brasileiras/es/os naquele período: Costa Rica, República Dominicana, México, Albânia, Macedônia do Norte, República Centro-Africana, Afeganistão, Tonga e Nauru. A convocatória e mais informações podem ser obtidas pelo perfil do Instagram: @novesolos.
As propostas podem abranger obras em qualquer formato, desde que finalizadas em vídeos com o mínimo de um minuto e o máximo de cinco minutos. Ideias que promovam cruzamentos e interseções com diferentes expressões artísticas serão aceitas. Nove projetos serão selecionados. Cada um deles receberá R$ 5 mil e o acompanhamento crítico do trio de curadores do projeto: Gabriel Bogossian, Lia Letícia e Lourival Cuquinha.
Durante o período de inscrições, encontros on-line serão realizados com cada um dos curadores do projeto. Eles apresentarão experiências e obras que dialogam em alguma medida com a proposta do projeto. Os encontros são abertos e acontecerão sempre às quintas-feiras, às 19h. Os links dos encontros também serão disponibilizados pelo perfil do Instagram: @novesolos.
Dia 1º de junho – Encontro com Gabriel Bogossian | Breve história do isolamento social por imagens
Dia 8 de junho – Encontro com Lia Letícia | Depois da imagem
Dia 15 de junho – Encontro com Lourival Cuquinha | Tráfegos, trânsitos e tráficos
Nove solos pretende fomentar a produção das artes visuais pernambucana e contribuir com sua internacionalização, criando uma plataforma crítica onde se cruzem a memória da crise e as fabulações sobre um futuro comum. O lançamento do projeto será realizado no Recife, e em Genebra, cidade sede da Organização Mundial da Saúde, na Suíça, por meio da exibição dos vídeos resultantes.
