Projeto visa expressar ancestralidade e preservação da memória Pankararu
Iniciativa recebeu recursos do Governo de Pernambuco, por meio do edital Microprojeto Cultural.
Postado em: Funcultura
Divulgação

“Teatro Pankararu – Corpo Território” é voltado para voltada para jovens com idade entre 13 e 25 anos
O teatro indígena vai subir no tablado para representar a sua ancestralidade e resistência de seu povo. Até o próximo dia 15 de agosto estão abertas as inscrições para a oficina “Teatro Pankararu – Corpo Território”, voltada para jovens com idade entre 13 e 25 anos. As oficinas vão acontecer na Escola Estadual Indígena Pankararu Ezequiel, localizada na Aldeia Brejo dos Padres. Ao todo, serão disponibilizadas 15 vagas. As inscrições devem ser feitas por meio de um formulário do Google.
Com duração de quatro meses, o projeto terá duas aulas por semana com duração de três horas. Os encontros serão presenciais e desenvolvidos em quatro etapas: 1: Mergulhar – Memória Pankararu; 2: O barro – corpo e a palavra; 3: O pote de Ouro – Construção do espetáculo, texto, figurino e objetos cênicos e 4: Colher – Resultado e apresentação do espetáculo.
O objetivo é relembrar e preservar as memórias e as histórias dos ancestrais por meio da criação e fruição de um espetáculo teatral construído durante os encontros. Com as oficinas, os organizadores pretendem construir um teatro que nasce a partir das manifestações culturais do povo Pankararu. A partir disso, pretendem criar um repertório corporal e cênico com base nas tradições e na ciência dos povos indígenas deste território.
Os oficineiros do projeto, que também são indígenas, relatam a importância desse momento para a aldeia e todos os envolvidos. “Expressar nossa essência através da arte é importante para que mantenhamos preservada a essência do povo Pankararu entre diferentes gerações”, disse Fykyá Pankararu, oficineiro do curso.
Já para Bia Pankararu, produtora e também oficineira, a arte pode curar a dor da perseguição e restaurar o orgulho do povo indígena. “Estamos usando esse entendimento de arte contemporânea para reafirmar a arte que sempre foi natural para nós. Somos capazes de reinventar nossas realidades com a música,o teatro e o cinema”, disse a artista.
O resultado da seleção será anunciado no perfil @rama.producoes, no Instagram, no dia 19 de agosto. As aulas começam no dia 22 do mesmo mês. Os interessados que tiverem dúvidas podem entrar em contato por meio deste perfil. O projeto recebeu recursos do Governo de Pernambuco, por meio do edital Microprojeto Cultural.