Rafael Sisant lança livro que une dança e desenho para crianças
Postado em: Funcultura | Literatura
Um livro que estimula a criatividade na infância. É essa a proposta do livro “Para fazer dançar as linhas” que, com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, o artista visual e bailarino Rafael Sisant lançou recentemente. Numa mistura de dança e desenho no processo criativo, a obra é voltada para meninos e meninas a partir de 10 anos de idade e está sendo distribuída gratuitamente para instituições de ensino, grupos artísticos, bibliotecas, salas de leitura e organizações sociais de Pernambuco.
O livro tem inspiração nos alunos de Sisant, que atua como professor de artes, e é sua segunda produção que une as linguagens – o primeiro foi lançado em 2020 para o público adulto. “Quando eu comecei a dar aulas em 2021, curiosamente, todas as minhas turmas de artes eram para público infantil. Então, eu precisei conectar minha criança interior com elas. Meio que naturalmente, senti a necessidade de adaptar minha pesquisa para a linguagem infantil”, explica o autor.
As páginas apresentam textos que contextualizam a história de ambas as formas de expressão, além de conter ilustrações e atividades de desenho que visam aprimorar a habilidade do traço. Há também atividades que envolvem o movimento corporal e uma folha que pode ser recortada para se transformar em um dado.
O autor pretende continuar com essa pesquisa, reformulando-a para outras faixas etárias. “Acho que as crianças precisam começar a perceber, independente da faixa etária, essa possibilidade de interlocução entre essas duas linguagens. As crianças são a base da sociedade e precisam começar a ter noção de cultura e arte logo cedo”, aponta.
Quem tiver interesse em receber um exemplar, pode entrar em contato pelo e-mail confraria27@gmail.com ou no Instagram do autor, @rafaelsisant.
